Multiculturalismo e Infâncias Negras
Perspectivas sociológicas sobre as relações Étnico-Raciais
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/21Palavras-chave:
Educação, Infâncias Negras, Relações Étnico-Raciais, Sociologia, MulticulturalismoResumo
O presente artigo investiga a área de estudo e intervenção política das infâncias negras com um foco na sociologia e na educação para as relações étnico-raciais. Com base em W.E.B. Du Bois, Frantz Fanon e Petronilha B. Gonçalves e Silva, discutimos os processos de racialização que ocorrem na infância e os desafios e oportunidades para a construção de uma educação multicultural no Brasil. Nesse sentido, destacamos a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes da Educação das Relações Étnico-raciais, além das tensões e articulações existentes na atuação política e produção acadêmica na formulação de políticas educacionais voltadas às relações étnico-raciais, ressaltando as lacunas nos estudos sociológicos sobre infâncias negras e a necessidade de abordagens que considerem as dinâmicas de exclusão e resistência existentes no Estado brasileiro, especialmente no espaço escolar.
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