Multiculturalismo e Infâncias Negras

Perspectivas sociológicas sobre as relações Étnico-Raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/21

Palavras-chave:

Educação, Infâncias Negras, Relações Étnico-Raciais, Sociologia, Multiculturalismo

Resumo

O presente artigo investiga a área de estudo e intervenção política das infâncias negras com um foco na sociologia e na educação para as relações étnico-raciais. Com base em W.E.B. Du Bois, Frantz Fanon e Petronilha B. Gonçalves e Silva, discutimos os processos de racialização que ocorrem na infância e os desafios e oportunidades para a construção de uma educação multicultural no Brasil. Nesse sentido, destacamos a Lei 10.639/2003 e as Diretrizes da Educação das Relações Étnico-raciais, além das tensões e articulações existentes na atuação política e produção acadêmica na formulação de políticas educacionais voltadas às relações étnico-raciais, ressaltando as lacunas nos estudos sociológicos sobre infâncias negras e a necessidade de abordagens que considerem as dinâmicas de exclusão e resistência existentes no Estado brasileiro, especialmente no espaço escolar.

Biografia do Autor

Vitória Luiza Linné Nobre, Universidade Federal de São Carlos

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Hasani Santos, Universidade Federal de São Carlos

É graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar-SP) com ênfase em Sociologia e Antropologia. Mestre em Sociologia pelo PPGS-UFSCar e é doutor em Sociologia pela mesma instituição. É pesquisador e membro atuante do NEAB/UFSCar e do grupo de estudos "Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana". Tem experiência e trabalha na área de Teoria Social; Estudos Pós-Coloniais; Estudos da Diáspora Africana; Intelectuais e Transnacionalismo Negro. Fulbright Alumni da cohort do programa Doctoral Dissertation Research Award (2022-2023), desenvolvendo pesquisa como visiting scholar na University of Massachusetts Amherst.

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Publicado

2025-07-01