Edições anteriores

  • Entre avanços e retrocessos: o que esperar da Política Nacional sobre Drogas do Brasil?
    v. 8 n. 2 (2019)

     

    Ronaldo Martins Gomes e João Mauricio Gimenes Pedroso (Orgs.)

     

     

  • Interfaces entre gênero e ambiente no contexto da modernidade
    v. 7 n. 2 (2018)

    Ângela Camana e Luciana Costa Brandão (orgs.)

  • Tensões e Distensões: corpos, corporalidades e subjetividades
    v. 7 n. 1 (2018)

    O dossiê "Tensões e Distensões: corpos, corporalidades e subjetividades”, organizado pelos discentes Beatriz Patriota e Luiz Henrique Miguel, objetiva abordar a centralidade do corpo nas discussões sociológicas contemporâneas, que mostra-se fundamental para entender de que forma estes corpos interagem com os diferentes espaços, saberes, sociabilidades e políticas. Pensar o corpo como objeto de estudo é abrir espaço para um conjunto de múltiplas acepções e disciplinas que discutiram e discutem esta temática.


  • Imigração: olhares contemporâneos
    v. 6 n. 2 (2017)

    A Áskesis – Revista dxs discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar apresenta, neste volume, o dossiê Imigração: olhares contemporâneos, organizado por João Paulo da Silva e Carla Fernandes da Conceição, integrantes do grupo de pesquisa “Migrar: sociologia histórica das migrações e estudos regionais” (UFSCar) e do projeto de pesquisa FAPESP “Percursos histórico-sociais na incorporação de imigrantes do Oeste Paulista (1880-1950)”, ambos liderados pelo Prof. Dr. Oswaldo Truzzi. Os artigos aqui reunidos discorrem sobre a temática das imigrações tanto no Brasil quanto na América Latina. Sob um olhar sociológico e historiográfico, os artigos versam sobre temas diversos que perpassaram os fluxos e grupos migratórios abarcados desde o século XIX até o XXI. Além disso, os textos apresentam metodologias diversificadas e variadas abordagens teóricas sobre a temática do clássico conceito de push e pull, passando por discussões sobre identidade, alteridade e racialização, chegando até a abordagens mais contemporâneas, como os conceitos de imigração por alteridade e as possibilidades poéticas e políticas da imigração.

  • Religiões em movimento: Transformações e tendências do cenário religioso brasileiro", organizado por Camila de Pieri Benedito e Giulliano Placeres.

    Religiões em movimento: Transformações e tendências do cenário religioso brasileiro
    v. 6 n. 1 (2017)

    A Áskesis apresenta no v.6 n.1 o dossiê "Religiões em movimento: Transformações e tendências do cenário religioso brasileiro", organizado por Camila de Pieri Benedito e Giulliano Placeres. Os artigos dessa edição reunem um conjunto de estudos sobre trabalhos que nos ajudem a pensar o contexto religioso brasileiro.
  • Diversas faces de estudos sobre Acesso à Justiça e Cidadania
    v. 5 n. 2 (2016)

    A Áskesis encerra o ano de 2016 apresnetando no v. 5 n. 2 o dossiê "Diversas faces de estudos sobre Acesso à Justiça e Cidadania", organizado por Simone Braghin. Os artigos reunidos nessa edição reúne um conjunto de estudos sobre o acesso à Justiça e cidadania no contexto brasileiro.

  • Sociologia(s) do Trabalho
    v. 5 n. 1 (2016)

    A Áskesis inicia o ano de 2016 abrindo o v. 5 n. 1 com o Dossiê Sociologia(s) do Trabalho, organizado por Felipe Rangel e Daniela Oliveira. Os artigos reunidos nessa edição tem como foco comum as relações do mundo do trabalho contemporâneo refletindo sobre as formas de sociabilidade, os novos sujeitos e os novos vínculos produzidos nesse contexto.

  • Diáspora, descentramentos e relações raciais contemporâneas
    v. 4 n. 2 (2015)

    José Ricardo Marques e Dener Santos Silveira (orgs.).

  • No truque: perspectivas queer tropicais
    v. 4 n. 1 (2015)

    Felipe Padilha e Juliana Frota da Justa Coelho (orgs.).
1-10 de 14