Imersão cultural e literatura baiana

vivências na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/2238-3069.2025/23

Palavras-chave:

Literatura Baiana, Identidade Cultural, Pertencimento Cultural, Diversidade

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência sobre um evento cultural realizado em 2024 em uma escola privada de Salvador, no qual os alunos foram convidados a explorar temas relacionados à identidade cultural e histórica da Bahia. O quarto ano, em particular, trabalhou o tema “Literatura Baiana”, com ênfase em questões como a escravidão, o cinema, o folclore e a obra de escritores negros e mulheres escritoras. Ao longo de cinco meses, os estudantes participaram de atividades de pesquisa, promovendo o fortalecimento do pertencimento cultural e a valorização da diversidade local. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo evidencia a relevância de práticas pedagógicas que aproximam os alunos de suas raízes culturais, tornando o aprendizado mais significativo e estimulando um olhar crítico sobre sua história e realidade social.

Biografia do Autor

Maria Jade Pohl Sanches, Universidade Federal da Bahia

Graduada no curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2015 - 2018). Graduada no curso de Pedagogia - Licenciatura Plena da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2019 - 2020). Graduada do curso de Educação Especial Diurno - Licenciatura Plena na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2019 - 2023). Graduanda no curso de Letras - Português e Letras Inglês na Faculdade Estácio de Sá (RJ) (2021 - Atual). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional na Universidade Franciscana (UFN) (2021 - 2022). Especialista em Administração, Orientação e Supervisão Escolar no Instituto Brasileiro de Formação (UNIBF) (2021 - 2022). Especialista em Letras e LIBRAS na Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI) (2021 - 2022). Pós - Graduada em Transtorno do Espectro Autista pela União de Ensino Superior do Vale do Ivaí (UNESVI) (2022 - 2023). Mestranda em Educação com a linha de pesquisa: Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica na Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2023 - Atual).

Fernando Russo Costa do Bomfim, Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto

Mestre (2014) e Doutor (2018) em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicina (UNIFESP/EPM) na linha de Pesquisa de laser em Cirurgia com ênfase em biologia molecular. Foi Professor supervisor do Estágio em Biologia Molecular e Análises Clínicas do Curso de Biomedicina da Fundação Hermínio Ometto - UNIARARAS. Foi professor da Anhanguera Educacional campus Limeira e campus Rio Claro. Atualmente exerce a função de Coordenador dos Cursos de Especialização em Hematologia Clínica e Banco de Sangue e Hemoterapia do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto.

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Publicado

2025-12-19