Imersão cultural e literatura baiana
vivências na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.14244/2238-3069.2025/23Keywords:
Literatura Baiana, Identidade Cultural, Pertencimento Cultural, DiversidadeAbstract
Este artigo apresenta um relato de experiência sobre um evento cultural realizado em 2024 em uma escola privada de Salvador, no qual os alunos foram convidados a explorar temas relacionados à identidade cultural e histórica da Bahia. O quarto ano, em particular, trabalhou o tema “Literatura Baiana”, com ênfase em questões como a escravidão, o cinema, o folclore e a obra de escritores negros e mulheres escritoras. Ao longo de cinco meses, os estudantes participaram de atividades de pesquisa, promovendo o fortalecimento do pertencimento cultural e a valorização da diversidade local. A partir de uma abordagem qualitativa e descritiva, o estudo evidencia a relevância de práticas pedagógicas que aproximam os alunos de suas raízes culturais, tornando o aprendizado mais significativo e estimulando um olhar crítico sobre sua história e realidade social.
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