Currículo de Ensino Médio brasileiro
A história de desumanização e exclusão na lógica educacional
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/06Palavras-chave:
Movimento lógico-histórico, Novo Ensino Médio, reformas educacionais, políticas educacionais, teoria histórico-culturalResumo
Esse artigo traz uma análise do movimento lógico-histórico do currículo do Ensino Médio brasileiro, evidenciando como suas reformas, desde 1930 até o Novo Ensino Médio, refletem disputas ideológicas e estruturam a educação conforme interesses econômicos. A pesquisa, baseada em fontes bibliográficas e documentais, argumenta que a flexibilização curricular e a formação por competências podem reforçar desigualdades sociais, pois fragmentam o conhecimento e limitam o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas. Para romper com esse ciclo excludente, é necessária uma política educacional que priorize a humanização e o acesso ao conhecimento, garantindo a participação ativa da comunidade escolar na construção de um novo modelo de Ensino Médio.
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