Frequentemente é o fim do mundo

Ficções sônicas em O Último Anjo da História (1995) de John Akomfrah

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/39

Palavras-chave:

Cinema negro - Sample - Ficção Sônica - John Akomfrah - Kodwo Eshun

Resumo

O artigo analisa o filme O Último Anjo da História (1995), do cineasta ganês-britânico John Akomfrah, investigando as musicalidades presentes nos filmes, a partir de três aspectos: os movimentos musicais debatidos no decorrer da obra, a música do filme e a forma como o filme é montado. A partir disso, articula a ideia presente no filme do sample como tecnologia secreta negra que possibilita a produção de novas possibilidades de existência, em diálogo com o conceito de ficções sônicas de Kodwo Eshun (1996). Por fim, argumenta que é possível entender a própria montagem do filme a partir da musicalidade do sample.

Referências

AKOMFRAH, John. Digitopia e os espectros da diáspora. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.

BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.

ESHUN, Kodwo. Drawing the Forms of Things Unknown. In.: ESHUN, Kodwo; SAGAR, Anjalika (orgs.) The Ghosts of Songs: The Film Art of the Black Audio Film Collective. Liverpool: Liverpool University Press, 2007.

ESHUN, Kodwo. More Brilliant than the Sun: Adventures in Sonic Fiction. Londres: Quartet Books, 1998.

FERNANDEZ, Rodrigo. “O CCRU não existe, nunca existiu e nunca vai existir”: Uma Porta em Warwick, parte II. 2023. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/corporalidades/o-ccru-nao-existe-nunca-existiu-e-nunca-vai-existir-um a-porta-em-warwick-parte-ii/>. Acesso em 15 de setembro de 2024.

FREITAS, Kênia. Roubando dados: a refundação do Afrofuturismo em O Último Anjo da História. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.

HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. In.: Antropologia do Ciborgue: Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MARQUES, Victor; GONSALVES, Rodrigo. Contra o cancelamento do futuro: a atualidade de Mark Fisher na crise do neoliberalismo. In: Realismo Capitalista. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

MARKS, Laura U. Monad, Database, Remix: Manners of Unfolding in The Last Angel of History. Black Camera, vol. 6, no. 2, 2015.

MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo. Introdução. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.

REYNOLDS, Simon. Futuromania: Electronic Dreams, Desiring Machines, and Tomorrow's Music Today. Nova Iorque: Hachette Books, 2024.

Downloads

Publicado

2025-12-19