Frequentemente é o fim do mundo
Ficções sônicas em O Último Anjo da História (1995) de John Akomfrah
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/39Keywords:
Black Cinema - Sample - Sonic Fiction John Akomfrah - Kodwo EshunAbstract
The paper analyzes the film The Last Angel of History (1995), by Ghanaian-British filmmaker John Akomfrah, examining the musicalities present in the film through three aspects: the musical movements discussed throughout the work, the film's soundtrack, and the way the film is edited. From this perspective, it explores the idea presented in the film of the sample as a Black secret technology that enables the production of new possibilities of existence, in dialogue with Kodwo Eshun’s (1996) concept of sonic fictions. Finally, it argues that the film’s very editing can be understood through the musicality of the sample.
References
AKOMFRAH, John. Digitopia e os espectros da diáspora. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
ESHUN, Kodwo. Drawing the Forms of Things Unknown. In.: ESHUN, Kodwo; SAGAR, Anjalika (orgs.) The Ghosts of Songs: The Film Art of the Black Audio Film Collective. Liverpool: Liverpool University Press, 2007.
ESHUN, Kodwo. More Brilliant than the Sun: Adventures in Sonic Fiction. Londres: Quartet Books, 1998.
FERNANDEZ, Rodrigo. “O CCRU não existe, nunca existiu e nunca vai existir”: Uma Porta em Warwick, parte II. 2023. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/corporalidades/o-ccru-nao-existe-nunca-existiu-e-nunca-vai-existir-um a-porta-em-warwick-parte-ii/>. Acesso em 15 de setembro de 2024.
FREITAS, Kênia. Roubando dados: a refundação do Afrofuturismo em O Último Anjo da História. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. In.: Antropologia do Ciborgue: Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
MARQUES, Victor; GONSALVES, Rodrigo. Contra o cancelamento do futuro: a atualidade de Mark Fisher na crise do neoliberalismo. In: Realismo Capitalista. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
MARKS, Laura U. Monad, Database, Remix: Manners of Unfolding in The Last Angel of History. Black Camera, vol. 6, no. 2, 2015.
MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo. Introdução. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
REYNOLDS, Simon. Futuromania: Electronic Dreams, Desiring Machines, and Tomorrow's Music Today. Nova Iorque: Hachette Books, 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Fabio Cabral Jota

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.