Contra a pedagogia da punição, uma pedagogia abolicionista
ficções visionárias e justiça transformativa
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/36Palavras-chave:
abolicionismo, ficções visionárias, justiça transformativaResumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre o entrelaçamento entre as ficções visionárias e a justiça transformativa enquanto metodologias e visões de mundo capazes de produzir novos imaginários e experiências para a reorganização das relações comunitárias. Na primeira parte, retomamos conceitos de Sayak Valencia e Ruth Gilmore para descrever as violências estruturais e suas reverberações nas violências interpessoais. A partir disso, descrevemos nossa aproximação com as ficções visionárias de Walidah Imarisha como forma de experimentar novas formas de imaginar e produzir relações comunitárias e justiça. Na segunda parte, apresentamos conceituações de Justiça Transformativa elaboradas por autoras como adrienne maree brown e Mariame Kaba e Denise Ferreira da Silva, entendendo que se retroalimentam enquanto processos criativos e comunitário de cuidado e justiça.
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