Currículo de Ensino Médio brasileiro

A história de desumanização e exclusão na lógica educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/06

Palavras-chave:

Movimento lógico-histórico, Novo Ensino Médio, reformas educacionais, políticas educacionais, teoria histórico-cultural

Resumo

Esse artigo traz uma análise do movimento lógico-histórico do currículo do Ensino Médio brasileiro, evidenciando como suas reformas, desde 1930 até o Novo Ensino Médio, refletem disputas ideológicas e estruturam a educação conforme interesses econômicos. A pesquisa, baseada em fontes bibliográficas e documentais, argumenta que a flexibilização curricular e a formação por competências podem reforçar desigualdades sociais, pois fragmentam o conhecimento e limitam o desenvolvimento dos estudantes de escolas públicas. Para romper com esse ciclo excludente, é necessária uma política educacional que priorize a humanização e o acesso ao conhecimento, garantindo a participação ativa da comunidade escolar na construção de um novo modelo de Ensino Médio.

Biografia do Autor

Wilson Francisco da Rocha Lima, Universidade Federal de São Carlos

Estudante de doutorado em Educação na Universidade Federal de São Carlos - SP. Professor de educação básica da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (2012) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2017)

Maria do Carmo de Sousa, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos. Bolsista produtividade em pesquisa 2 do CNPq. Doutora em Educação pela UNICAMP (2004).

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Publicado

2025-07-01