Frequentemente é o fim do mundo
Ficções sônicas em O Último Anjo da História (1995) de John Akomfrah
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/39Palavras-chave:
Cinema negro - Sample - Ficção Sônica - John Akomfrah - Kodwo EshunResumo
O artigo analisa o filme O Último Anjo da História (1995), do cineasta ganês-britânico John Akomfrah, investigando as musicalidades presentes nos filmes, a partir de três aspectos: os movimentos musicais debatidos no decorrer da obra, a música do filme e a forma como o filme é montado. A partir disso, articula a ideia presente no filme do sample como tecnologia secreta negra que possibilita a produção de novas possibilidades de existência, em diálogo com o conceito de ficções sônicas de Kodwo Eshun (1996). Por fim, argumenta que é possível entender a própria montagem do filme a partir da musicalidade do sample.
Referências
AKOMFRAH, John. Digitopia e os espectros da diáspora. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
BENJAMIN, Walter. O Anjo da História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
ESHUN, Kodwo. Drawing the Forms of Things Unknown. In.: ESHUN, Kodwo; SAGAR, Anjalika (orgs.) The Ghosts of Songs: The Film Art of the Black Audio Film Collective. Liverpool: Liverpool University Press, 2007.
ESHUN, Kodwo. More Brilliant than the Sun: Adventures in Sonic Fiction. Londres: Quartet Books, 1998.
FERNANDEZ, Rodrigo. “O CCRU não existe, nunca existiu e nunca vai existir”: Uma Porta em Warwick, parte II. 2023. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/corporalidades/o-ccru-nao-existe-nunca-existiu-e-nunca-vai-existir-um a-porta-em-warwick-parte-ii/>. Acesso em 15 de setembro de 2024.
FREITAS, Kênia. Roubando dados: a refundação do Afrofuturismo em O Último Anjo da História. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
HARAWAY, Donna. Manifesto Ciborgue. In.: Antropologia do Ciborgue: Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
MARQUES, Victor; GONSALVES, Rodrigo. Contra o cancelamento do futuro: a atualidade de Mark Fisher na crise do neoliberalismo. In: Realismo Capitalista. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.
MARKS, Laura U. Monad, Database, Remix: Manners of Unfolding in The Last Angel of History. Black Camera, vol. 6, no. 2, 2015.
MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo. Introdução. In.: MURARI, Lucas; SOMBRA, Rodrigo (.orgs). O cinema de John Akomfrah – Espectros da Diáspora. Rio de Janeiro: LDC, 2017.
REYNOLDS, Simon. Futuromania: Electronic Dreams, Desiring Machines, and Tomorrow's Music Today. Nova Iorque: Hachette Books, 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabio Cabral Jota

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.