Reforma do ensino médio e o avanço social, só que não - Reforma ou retrocesso?

O impacto da reforma nos estudantes da classe trabalhadora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/20

Palavras-chave:

Escola, Ensino Médio, Reforma, Ensino, Desigualdades educacionais

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a experiência de estágio na disciplina de Sociologia no Colégio Estadual Professores Valorizados, do Rio de Janeiro, no período noturno, à luz de teóricos da Educação e da Sociologia como Pierre Bourdieu (1992), Paulo Freire (1996; 2005) e Darcy Ribeiro (2018). O pano de fundo da análise é a contrarreforma do Ensino Médio na qual vem aumentando os problemas estruturais da educação das classes de baixa renda. A metodologia adotada foi a qualitativa, baseada na observação direta e na reflexão crítica sobre as experiências vividas em sala de aula somada ao refinamento analítico a partir das ferramentas teóricas de diversos pensadores. Os resultados gerados pelo estudo demonstram que precisamos de uma reforma do Ensino Médio — mas não a que está em vigência.

Biografia do Autor

Bruno Delecave, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Jorge Gomes de Araujo, PUC-Rio

Graduado em ciências sociais pela UFRJ, mestrando no programa de pós-graduação em ciências sociais da PUC-Rio.

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Publicado

2025-07-01