Reforma do ensino médio e o avanço social, só que não - Reforma ou retrocesso?
O impacto da reforma nos estudantes da classe trabalhadora
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/20Palavras-chave:
Escola, Ensino Médio, Reforma, Ensino, Desigualdades educacionaisResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a experiência de estágio na disciplina de Sociologia no Colégio Estadual Professores Valorizados, do Rio de Janeiro, no período noturno, à luz de teóricos da Educação e da Sociologia como Pierre Bourdieu (1992), Paulo Freire (1996; 2005) e Darcy Ribeiro (2018). O pano de fundo da análise é a contrarreforma do Ensino Médio na qual vem aumentando os problemas estruturais da educação das classes de baixa renda. A metodologia adotada foi a qualitativa, baseada na observação direta e na reflexão crítica sobre as experiências vividas em sala de aula somada ao refinamento analítico a partir das ferramentas teóricas de diversos pensadores. Os resultados gerados pelo estudo demonstram que precisamos de uma reforma do Ensino Médio — mas não a que está em vigência.
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