Cenário reacionário expresso nas políticas educacionais
Reformas curriculares e o definhamento da significação política e social da educação
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/16Palavras-chave:
Educação, Políticas Educacionais, Reformas Curriculares, Formação de Professores, EmancipaçãoResumo
Este estudo aborda a crítica à lógica neoliberal introjetada na educação e no cerne de reformas curriculares implementadas, especialmente com foco na formação de professores. Analisando o Parecer CNE/CP nº 4/2024 e a Resolução Nº 4, de 29 de maio de 2024, permeadas por essa lógica, delineia-se o problema: diante das reformas curriculares vigentes, e do avanço do neoliberalismo, como formar professores conscientes de sua função política e social, na perspectiva de uma educação política e emancipatória? Como objetivo geral, pretende-se refletir caminhos para uma formação docente na perspectiva de uma educação política e emancipadora. A proposta metodológica apresenta-se por uma abordagem qualitativa, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, fundamentando-se nas análises de Adorno (1995), Hannah Arendt (2011) e Paulo Freire (2011).
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