Um giro decolonial e antirracista a partir da Residência Pedagógica
Pensando a formação docente em face dos desafios do Novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/18Palavras-chave:
Residência Pedagógica., Educação decolonial, Educação antirracista, Novo Ensino MédioResumo
A pesquisa explora as potencialidades do Programa Residência Pedagógica na promoção de práticas antirracistas e decoloniais, analisando uma experiência realizada na Universidade Federal do Piauí. Discutindo os desafios do Novo Ensino Médio, o artigo debate sobre educação decolonial e antirracista, tendo como pano de fundo os cursos de licenciatura em Ciências Sociais no Brasil, cujos currículos priorizam epistemologias coloniais. Os projetos desenvolvidos na Residência contrapõem o modelo bancário, tecnicista e neoliberal hegemônico. Com abordagem qualitativo-interpretativa, a pesquisa se ancora no paradigma decolonial, na pedagogia dialógica e nos feminismos negros, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas com duas residentes e uma professora da rede básica.
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