Gerencialismo e o dilema da sobrequalificação
Avaliando riscos do conhecimento em universidades públicas com a lente CTS
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/14Palavras-chave:
Gerencialismo. Sobrequalificação. CTS. Universidades públicas. Gestão do conhecimentoResumo
Este artigo examina os impactos do gerencialismo e da sobrequalificação nas universidades públicas brasileiras sob a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A adoção de modelos empresariais no setor público leva à subutilização das competências dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), gerando frustração e desperdício de capital intelectual. A rigidez estrutural e concursos competitivos reforçam a sobrequalificação sem aplicação prática. O estudo destaca impactos de gênero e propõe a abordagem CTS para repensar a gestão universitária, buscando equilíbrio entre eficiência e autonomia acadêmica, promovendo integração entre qualificações técnicas e necessidades institucionais.
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