Currículo como Tecnologia de Formação na Diversidade

Reflexões e Experiências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/08

Palavras-chave:

Currículo e Diversidade, Currículo e Tecnologia, Formação na Diversidade, Tecnologia na formação

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o currículo como tecnologia de formação na diversidade, correlacionando as discussões e abordagens teóricas a partir de uma pesquisa qualitativa aliada à escuta de relatos de experiências de educadores. Além disso, busca mostrar a relevância do resgate da identidade, valorização da inclusão e respeito às diferenças. Os relatos trazem contextos educacionais diferentes e retratam em suas práticas a vivência do currículo como tecnologia de formação na diversidade. Para tanto, tem como objetivos específicos: pensar sobre os reflexos das tecnologias no currículo e no processo formativo; compartilhar relatos de experiências envolvendo o uso das tecnologias; refletir sobre o currículo e seus desafios, e mencionar sobre leis que asseguram os direitos à diversidade.

Biografia do Autor

Alice Maria Alves Oliveira dos Santos, Secretaria de Educação de Camaçari

Pedagoga, Psicopedagoga, Especialista em Educação a Distância, Especialista em Alfabetização e
Letramento. Coordenadora Pedagógica do Município de Camaçari.

Leiliane Felício da Silveira, Secretaria Municipal de Educação de Salvador

Graduada em Educação Física, Professora do município de Salvador há 13 anos, Especialista em Ensino
e Pesquisa da Ed. Física Escolar, Especialista em Educação Especial e AEE.

Lucineide Santos Vieira, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Licenciada em História/UFBA, docente da rede pública do Estado da Bahia desde 2000, Especialista em
História da África e cultura afrobrasileira e Indígena, Mestre em Educação e Contemporaneidade/PPGEduc/UNEB. Integrante do Grupo de Pesquisa CAPES Experiências,
Memórias e Trajetórias de Populações Negras. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores
Negros e Negras - ABPN. Colaboradora CRMemo/PROMEBA/UNEB;  https://orcid.org/0000-0001-9335-3355. 

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Publicado

2025-07-01