Currículo como Tecnologia de Formação na Diversidade
Reflexões e Experiências
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/08Palavras-chave:
Currículo e Diversidade, Currículo e Tecnologia, Formação na Diversidade, Tecnologia na formaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o currículo como tecnologia de formação na diversidade, correlacionando as discussões e abordagens teóricas a partir de uma pesquisa qualitativa aliada à escuta de relatos de experiências de educadores. Além disso, busca mostrar a relevância do resgate da identidade, valorização da inclusão e respeito às diferenças. Os relatos trazem contextos educacionais diferentes e retratam em suas práticas a vivência do currículo como tecnologia de formação na diversidade. Para tanto, tem como objetivos específicos: pensar sobre os reflexos das tecnologias no currículo e no processo formativo; compartilhar relatos de experiências envolvendo o uso das tecnologias; refletir sobre o currículo e seus desafios, e mencionar sobre leis que asseguram os direitos à diversidade.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Indicadores para a formação de educadores para integração do laptop na escola. In:ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito (org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Avercamp, 2011. p. 34-48.
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm Acesso em: 10 de nov. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 09 de nov. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 88 ed. Rio de Janeiro; Paz e Terra, 2024.
G1. Mapa: veja os dados de cor e raça, população, idade e divisão entre homens e mulheres na sua cidade. G1, 2023. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/censo/noticia/2023/12/22/mapa-veja-os-dados-de-cor-e-raca-populacao-idade-e-divisao-entre-homens-e-mulheres-na-sua-cidade.ghtml Acesso em: 06 dez 24.
GOMES, Nilma Lino. Indagações sobre currículo : diversidade e currículo / [Nilma Lino Gomes] ; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. 48 p.
GUIMARÃES, Agnes. Porvir. Educação antirracista e legado de Marielle Franco fortalecem participação política da juventude. Disponível em: <https://porvir.org/educacao-antirracista-e-legado-de-marielle-franco-fortalecem-participacao-politica-da-juventude/ Acesso em: 13 nov. 2024.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Painel Cor ou Raça no Brasil. Rio de Janeiro. IBGE, 2022. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/painel-cor-ou-raca/ Acesso em: 14 nov. 2024.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias de ensino presencial e a distância.São Paulo: Papirus, 2003.
OLIVEIRA, Ruan. Porvir. Porque formar docentes para uma educação antirracista? Disponível em: https://porvir.org/formar-docentes-educacao-antirracista/ Acesso em: 13 nov. de 2024.
OLIVEIRA, Ruan; SILVA, Regiany; ABREU. Porvir. Infográfico: Os vinte anos da Lei 10.639. Disponível em: <https://porvir.org/infografico-os-vinte-anos-da-lei-10-639 Acesso em: 10 nov. 2024.
SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre currículo. Trad. Alexandre Salvaterra, Porto Alegre: Penso, 2013, p. 16-35.
SACRISTÁN, José Gimeno. O currículo. Uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Ed. Artmed, 2000.
SÁNCHEZ, Jaime. Integración curricular de TICs. Concepto y modelos. Enfoques Educacionales, Santiago, v. 5, n. 1, p. 51-65, jan. 2003. Disponível em: https://enfoqueseducacionales.uchile.cl/index.php/REE/article/view/47512 Acesso em: 20 mar. 2024.
SALES, Mary V. S. Os desafios das Tecnologias e da EAD na Formação: uma apresentação. In: SALES, Mary V.S.(Org.) Tecnologias e Educação a Distância: os desafios para formação. Salvador: Eduneb, 2018.
SCHERER, Suely; BRITO, Glaucia. Integração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. DOSSIÊ - Cultura digital e educação, Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76252, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.762527 Acesso em: 15 nov. 2024.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ª ed. 16ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2024.
Site: Site de notícias Jornal Folha Uol. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/empreendedorsocial/2021/06/ex-executivo-do-mercado-financeiro-aposta-em-plataforma-de-educacao-digital-para-criancas.shtml. Acesso em: 27 nov. de 2024.
Site: Plataforma UBBU Teck4Kids. Disponível em: https://www.tech4kids.com.br Acesso em: 02 dez. de 2024.
Site: Blog Khan Academy. Disponível em: https://blog.khanacademy.org/pt-br/gamificacao-na-educacao/ Acesso em: 07 dez. de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alice Oliveira dos Santos, Leiliane Felício da Silveira, Lucineide Santos Vieira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.