Agressão, indisciplina e violência
Tríade em fios de (in)visibilidade na educação contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/02Palavras-chave:
agressão, (in)disciplina, (in)visibilidade, violência, educação contemporâneaResumo
(In)visibilidade é fenômeno presentificado em diversas esferas das dinâmicas sociais que provoca tensionamento e mal estar entre sujeitos em relação, incluindo as relações tecidas no campo educacional. Nessa seara, é possível pensar que episódios de agressão, (in)disciplina e violência, recorrentes na educação contemporânea, constituem-se a partir de fios de (in)visibilidade. O intento deste trabalho é adensar conceitos, propiciando um mergulho reflexivo sobre a temática, vez que o fenômeno da (in)disciplina inquieta professores, exigindo forças hercúleas na sua tratativa cotidiana em sala de aula. Portanto, identificar, conceituar e diferenciar esses fenômenos, possivelmente, favorecerá a habilitação dos docentes em sua práxis, dotando-os de práticas pautadas na escuta e na (re)visão de didáticas diante das indisciplinas.
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