O Novo Ensino Médio em debate
Inovações visíveis ou continuidades ocultas?
DOI:
https://doi.org/10.14244/2238-3069.2025/13Keywords:
Novo Ensino Médio. Reformas Educacionais. Itinerário Formativo.Abstract
The last stage of Basic Education has been the subject of debates regarding the Reform called New High School. The objective of this work was to understand how New High School is being implemented in the city of Muriaé/MG. To obtain the results, we used the comparative method, and a sample was defined with 03 state schools and 02 private schools. We observed discrepancies in relation to the workload offered in the area of Natural Sciences and their Technologies between public and private schools, as well as between day and night shifts. In addition, the disciplines of Preparation for the World of Work are present only in public schools. It is concluded that the New High School points to a duality in the education system that perpetuates inequalities and privileges those who have access to private schools.
References
ALVES, Paula Trajano de Araújo; SILVA, Solonildo Almeida da; JUCÁ, Sandro César Silveira. O percurso histórico do ensino médio brasileiro (1837-2017). Revista Contemporânea de Educação, v. 17, n. 39, p. 137-155, mai. 2022. Publicado em: 28 set. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.45994. Acesso em: 21 ago. 2024
BODIÃO, Idevaldo da Silva. Considerações sobre a reforma do ensino médio do governo Temer. Cadernos de Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 109–127, 8 jul. 2018. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9296. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 22 ago. 2024.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 16 ago. 2024.
BRASIL. Lei nº. 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 16 ago. 2024.
BRASIL. Medida Provisória nº 746, de 22 de setembro de 2016. Exposição de Motivos. Brasília, DF: Câmara dos deputados. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/////_Ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm Acesso em: 14 de agosto de 2024.
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, v. 32, p. 25-42, 2018.
JACOMINI, M. A. Novo Ensino Médio na prática: a implementação da reforma na maior rede de ensino básico do país. Retratos da Escola, [S. l.], v. 16, n. 35, p. 267–283, 2022. DOI: 10.22420/rde.v16i35.1569. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1569. Acesso em: 20 ago. 2024.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 4.234, de 29 de abril de 2019. Dispõe sobre a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais para o Ensino Médio. Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br . Acesso em: 13 dez. 2024.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução SEE nº 4.908, de 11 de setembro de 2023. Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 11 set. 2023. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/documentos-legislacao/resolucao-see-n-o-4-908-2023/. Acesso em: 12 jul. 2024.
SILVA, M. R. Currículo, ensino médio e BNCC - Um cenário de disputas. Retratos da Escola, [S. l.], v. 9, n. 17, 2016. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/586. Acesso em: 21 ago. 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Maíra Caldeira da Silva, Renata Gonçalves, Thaís Reis de Assis

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.