Emotions and Resilience
Young People's Perspectives on the Covid 19 Pandemic
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2024/04Keywords:
Youth, Pandemic, Emotions, Social isolationAbstract
In March 2020, the coronavirus pandemic arrived in Brazil, having lasted as a health emergency until May 2023. In this scenario, daily life was significantly affected, especially when measures to prevent contagion were put in place and routines had to be rebuilt, albeit in a precarious and unequal way. This article is part of the sociological discussion about this context, focusing on the perspectives of young people about it. The research and reports analyzed show that the lack of contact with friends, the school as a space for socialization, uncertainty about the future, family conflicts and fear of being contaminated by the virus are related to increased feelings such as isolation and nervousness. The results also alternate in relation to the moments of the pandemic and are crossed by social markers.
References
MILHÕES de crianças e adolescentes ainda estão fora da sala de aula na América Latina e no Caribe. Unicef. Panamá, 24 de março de 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/114-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-ainda-estao-fora-da-sala-de-aula-na-america-latina-e-no-caribe Acesso em: Janeiro de 2022
ATLAS DAS JUVENTUDES - Evidências para transformação das juventudes. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/relatorio/ Acesso em: Julho de 2021.
BERGAMO, Giuliana. Juventude Confinada. Revista Gama. Jan 2021. Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/sociedade/juventude-confinada/ Acesso em: Jan 2021
BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos., SILVA, Carlos Eduardo Menezes da, SOARES, Fernando Ramalho Gameleira., SILVA, José Alexandre Menezes da. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, 25, 2020
CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE. Juventudes e a pandemia do coronavírus - 2º edição - Relatório nacional, Maio de 2021. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/wp-content/uploads/2021/08/JuventudesEPandemia2_Relatorio_Nacional_20210702.pdf Acesso em: Junho de 2021.
CONSELHO NACIONAL DE JUVENTUDE. Juventudes e a pandemia do coronavírus - Relatório de resultados, Junho de 2020. Disponível em: https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus/ Acesso em: Julho de 2020.
CONVID Adolescentes - Pesquisa de comportamentos. Disponível em: https://convid.fiocruz.br/index.php?pag=apresentacao_resultado_adolescentes Acesso em: Julho de 2021.
DORES, António Pedro. Medo e vergonha: emoções comunitárias e emoções sociais. Revista Angolana de Sociologia, 2011, p. 43-54
DUNKER, Christian. Quem tem medo do cancelamento? Revista Gama. Julho de 2020. Acesso em Junho de 2023. Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/semana/ta-com-medo/o-medo-da-cultura-do-cancelamento/ Acesso em Junho de 2023
FELICIO, Ana Beatriz, SILVA, Eduardo, VELOSO, Lucas. P. Por que aglomero? Jovens relatam os motivos para irem a festas durante a pandemia. Agência De Jornalismo Das Periferias. Fevereiro de 2021. Disponível em: https://www.agenciamural.org.br/especiais/jovens-relatam-os-motivos-para-irem-a-festas-durante-a-pandemia/ Acesso em: Março de 2021
FERREIRA, Hugo. M., A geração do quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar. 1 ed. Rio de Janeiro: Record, 2022
GUILHERME, Anselmo Guilherme., CAMARGO, Paola de Oliveira, SANTOS, Aline Friedrich dos., PASSOELLO, Germano Antônio da Paixão., COELHO, Juliana., BORBA, Juliana Severino de. Impactos do afastamento do ambiente escolar e sócio educacional durante a pandemia do COVID-19. In.: OEI - Organização dos Estados Iberamericamos - Iberoamérica. Experiencias e investigaciones durante la pandemia covid-19. Disponível em: https://oei.int/pt/escritorios/secretaria-geral/publicacoes/iberoamerica-experiencias-e-investigaciones-durante-la-pandemia-covid-19 Acesso em: Novembro de 2021
KOERICH, Bruna Rossi.; PIMENTA, Melissa de Mattos. Temporalidades juvenis e impactos do contexto pandêmico. Civitas: Revista de Ciências Sociais, v. 23, n. 1, p. e42249, 7 fev. 2023.
KOURY, Mauro Guilherme. Pinheiro. Introdução à Sociologia da Emoção. João Pessoa: Manufatura/GREM, 2004
KOURY, Mauro Guilherme. Pinheiro... As emoções em tempo de isolamento social. In.: KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (org.). Tempos de pandemia: Reflexões sobre o caso do Brasil. 1. ed. – João Pessoa: Grem-Grei; Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020.
KOURY, Mauro Guilherme. Pinheiro. Cotidiano e pandemia no Brasil [livro eletrônico]: emoções e sociabilidades / Mauro Guilherme Pinheiro Koury. -- 1. ed. -- Recife: Mauro Koury : Grem-Grei Edições, 2021
GROPPO, Luis Antonio. Teorias pós-críticas da juventude: juvenilização, tribalismo e socialização ativa. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, vol. 13, núm. 2, julio diciembre, 2015, pp. 567-579
GROPPO, Luís Antonio. Juventudes e políticas públicas: comentários sobre as concepções
sociológicas de juventude. DESidades REVISTA CIENTÍFICA DA INFÂNCIA,
ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE. Num. 14, ano 5, 2017.
LEIVA, Ana Isabel Peñate., RIVERA, Ana Isabel Peñate., Jóvenes y Familia en Tiempos de Pandemia. In.: ABRAMOVAY, M. (et al) Trajetórias/práticas juvenis em tempos de pandemia da covid-19 [livro eletrônico], 1. ed. -- Brasília, DF : Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, 2022.
PEREIRA, Jesus Marmanillo. Cenários de medo e as sociabilidades pandêmicas no Maranhão. . In.: KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (org.). Tempos de pandemia: Reflexões sobre o caso do Brasil. 1. ed. – João Pessoa: Grem-Grei; Florianópolis: Tribo da Ilha, 2020.
SALLAS, Ana Luísa Fayet., Juventude(s), emoções e ação política. In.: NEDEL, Victor Hugo (org.). Temáticas Emergentes em Juventudes, Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2024.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Suélen Pinheiro Freire Acosta

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.