Performance-art e nudez: Reflexões interdisciplinares sobre a recepção da obra de arte

Autores

  • Andressa Rodrigues dos Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
  • Vanessa Séves Deister Sousa Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

DOI:

https://doi.org/10.46269/7118.300

Palavras-chave:

Arte, Performance, Corpo, Crítica de arte.

Resumo

O presente artigo tem como propósito analisar a questão da nudez artística a partir da recepção do público e da crítica das performances intituladas “Para aqueles que ainda vão nascer” e “La bête”, apresentadas, respectivamente, nos anos de 2016 e 2017. Para tanto, é essencial compreender a relação entre “performance” e a “nudez’, levando-se em consideração as diversas possibilidades de interconexões discursivas suscitadas pelas temáticas em diferentes âmbitos além do “artístico”, tais como: o social, o histórico, o político e o educacional. Dessa forma, o tema “nudez artística”, será tratado a partir de reflexões interdisciplinares elencadas no corpo do texto, a fim de culminar em uma crítica ao mesmo tempo, abrangente e integralizadora sobre a temática.

Biografia do Autor

Andressa Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, especialista em Metodologia de Ensino de Arte pela Unicesumar e graduanda em Arte pela Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Vanessa Séves Deister Sousa, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestra em Artes Visuais, Especialista em Metodologia do Ensino Superior e graduada em Educação Artística.

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Publicado

2018-06-18