Arquivos - Página 2

  • Sociologia(s) do Trabalho
    v. 5 n. 1 (2016)

    A Áskesis inicia o ano de 2016 abrindo o v. 5 n. 1 com o Dossiê Sociologia(s) do Trabalho, organizado por Felipe Rangel e Daniela Oliveira. Os artigos reunidos nessa edição tem como foco comum as relações do mundo do trabalho contemporâneo refletindo sobre as formas de sociabilidade, os novos sujeitos e os novos vínculos produzidos nesse contexto.

  • Diáspora, descentramentos e relações raciais contemporâneas
    v. 4 n. 2 (2015)

    José Ricardo Marques e Dener Santos Silveira (orgs.).

  • No truque: perspectivas queer tropicais
    v. 4 n. 1 (2015)

    Felipe Padilha e Juliana Frota da Justa Coelho (orgs.).
  • Passado e presente: a contemporaneidade das lutas sociais no campo
    v. 3 n. 2 (2014)

    O conjunto de artigos aqui apresentados articula a memória, mas aquela silenciada, a subterrânea, a não-oficial num debate sobre a contemporaneidade das diversas lutas sociais no campo, pensando passado e presente sob diferentes perspectivas. Além disso, problematiza o modo como a questão agrária e as ruralidades fazem parte da realidade social, não como resquício de um passado esquecido, mas como expressão contemporânea das transformações no mundo social, na qual passado e presente estão em constante relação e são imprescindíveis para uma compreensão sobre os processos sociais contemporâneos.

  • De vãos a vitrines: olhares sobre as cidades
    v. 3 n. 1 (2014)

    O dossiê "De vãos a vitrines: olhares sobre as cidadessobre as cidades” versa sobre questões em torno da sociologia urbana, administração de conflito e marginalidades, e é composto por artigos de pesquisadores de diferentes instituições do país e da América Latina. Também nesse número, os leitores e leitoras, encontrarão uma coletânea de artigos e ensaios, um relato de pesquisa e uma entrevista. Os artigos privilegiam enfoques teórico-conceituais variados, que vão da sociologia militar à epistemologia feminista e aos estudos pós-coloniais, passando pelas teorias sociológicas das migrações internacionais e por discussões sobre o conceito de hibridação.

  • Áskesis
    v. 1 n. 1 (2012)

16-22 de 22