Um giro decolonial e antirracista a partir da Residência Pedagógica

Pensando a formação docente em face dos desafios do Novo Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/18

Palavras-chave:

Residência Pedagógica., Educação decolonial, Educação antirracista, Novo Ensino Médio

Resumo

A pesquisa explora as potencialidades do Programa Residência Pedagógica na promoção de práticas antirracistas e decoloniais, analisando uma experiência realizada na Universidade Federal do Piauí. Discutindo os desafios do Novo Ensino Médio, o artigo debate sobre educação decolonial e antirracista, tendo como pano de fundo os cursos de licenciatura em Ciências Sociais no Brasil, cujos currículos priorizam epistemologias coloniais. Os projetos desenvolvidos na Residência contrapõem o modelo bancário, tecnicista e neoliberal hegemônico. Com abordagem qualitativo-interpretativa, a pesquisa se ancora no paradigma decolonial, na pedagogia dialógica e nos feminismos negros, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas  com duas residentes e uma professora da rede básica.

Biografia do Autor

Marília Passos Apoliano Gomes, Universidade Federal do Piauí

Docente Adjunta na Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Ciências Sociais e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFPI), na linha de pesquisa Gênero, Sexualidade e Geração. Professora e pesquisadora, socióloga e advogada. Doutora e mestra em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Antonia Adrielle dos Santos Rodrigues, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí

Cintia da Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Piauí - UFPI

Referências

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivos de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

CARVALHO, José Jorge de. Encontro de Saberes e descolonização: para uma refundação étnica, racial e epistêmica das universidades brasileiras. In: COSTA,Joaze Bernardino; TORRES, Nelson Maldonado; GROSFOGUEL, Ramón (Orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2023.

CÁSSIO, Fernando; GOULART, Débora Cristina. A implementação do Novo Ensino Médio nos estados: das promessas da reforma ao ensino médio nem-nem. Retratos Da Escola, 16(35), 285–293.

DARLING-HAMMOND, Linda. A importância da formação docente. Cadernos Cenpec, São Paulo, v.4, n.2, p. 230-247, dez. 2014.

FANON, Franz. Os condenados da terra. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004. 148p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987

GABRIEL, Fábio Antonio; PEREIRA, Ana Lúcia; GABRIEL, Ana Cássia. Redução da carga horária de Artes, Filosofia e Sociologia: Paraná, 2021. Linhas Crí­ticas, [S. l.], v. 28, p. e43033, 2022.

GONZALEZ, Lélia. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar, 2020.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. Tradução: Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Martins Fontes. 2017.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano.Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.26, n.01, p.15-40, abr. 2010.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias Ativas de ensino-aprendizagem: Revisão integrativa. SANARE, Sobral, v.15, n.02, p.145-153, Jun./Dez. 2016.

PEREIRA, Júlio Diniz. As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 109–125, dez. 1999.

PINHEIRO, Barbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta Brasil, 2023.

QUIJANO, Anibal. Colonialidad del poder y clasificacion social. Journal of world-systems research, Pittsburgh, v. 11, n. 2, p. 342-386, 2000.

ROSCHILD, Adriana Barboza; LEON, Adriana Duarte . Os “pobres e desvalidos da sorte” e a educação profissional. VERUM: Revista De Iniciação Científica, Florianópolis, v.1, n. 2, p. 3–13.

SAID, Edward Wadie. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTOS, Antônio Bispo dos. Colonização, Quilombos: modos e significações. Brasília, 2015.

SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n.21/22, p. 127-140, 1997.

SPIVAK, Gayatri Chakrabarty. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, Jan./Abr. 2000.

WALSH, Catherine; OLIVEIRA, Luiz Fernandes de; CANDAU, Vera Maria Ferrão. Colonialidade e Pedagogia Decolonial: Para Pensar uma Educação Outra. Arquivos analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 83, 2018.

Downloads

Publicado

2025-07-01