Gerencialismo e o dilema da sobrequalificação

Avaliando riscos do conhecimento em universidades públicas com a lente CTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/14

Palavras-chave:

Gerencialismo. Sobrequalificação. CTS. Universidades públicas. Gestão do conhecimento

Resumo

Este artigo examina os impactos do gerencialismo e da sobrequalificação nas universidades públicas brasileiras sob a perspectiva da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A adoção de modelos empresariais no setor público leva à subutilização das competências dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE), gerando frustração e desperdício de capital intelectual. A rigidez estrutural e concursos competitivos reforçam a sobrequalificação sem aplicação prática. O estudo destaca impactos de gênero e propõe a abordagem CTS para repensar a gestão universitária, buscando equilíbrio entre eficiência e autonomia acadêmica, promovendo integração entre qualificações técnicas e necessidades institucionais.

Biografia do Autor

Rogerio Lopes de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Tecnologia em Gestão Empresarial.pela FATEC São Carlos. Atualmente é Assistente em Administração na UFSCar. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em administração de estoques e distribuição.

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Publicado

2025-07-01