O Novo Ensino Médio em debate
Inovações visíveis ou continuidades ocultas?
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/13Palavras-chave:
Novo Ensino Médio. Reformas Educacionais. Itinerário Formativo.Resumo
A última etapa da Educação Básica, tem sido pauta de debates em relação a Reforma denominada Novo Ensino Médio. Objetivou-se, com este trabalho, entender como o Novo Ensino Médio está sendo implementado na cidade de Muriaé/MG. Para a consecução dos resultados, utilizamos o método comparativo, foi delimitada uma amostra com três escolas da rede estadual e duas da privada. Observamos discrepâncias em relação a carga horária ofertada na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias entre as escolas públicas e privadas, bem como entre os turnos diurno e noturno. Conclui-se que o Novo Ensino Médio aponta para uma dualidade no sistema de ensino que perpetua desigualdades e privilegia aqueles que têm acesso às escolas da rede privada.
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