A educação escolar como um processo de reprodução da ideologia da classe dominante em Karl Marx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/11

Palavras-chave:

Educação; Escola; Sociedade; Estrutura social; Sociologia

Resumo

O presente trabalho analisa a concepção da educação na perspectiva de Karl Marx, partindo da sua concepção materialista da história segundo a qual os modos e meios de produção condicionam a vida dos homens, a sua forma de pensar e de organização social. Passa pela concepção do trabalho como sendo não só actividade essencial do homem, mas também a actividade que cria a exploração do homem pelo homem, até à concepção da sociologia das classes sociais, a dominante e a dominada. A classe dominante impõe valores e interesses por meio das instituições públicas, inclusive através da escola à classe oprimida. Concluímos que, em Marx, a educação é reprodutora da ideologia da classe dominante. Entretanto, a partir deste pensamento, propomos uma educação que seja libertadora dos povos contra a opressão das elites dominantes, sendo o caso do povo moçambicano. O trabalho é fruto da revisão bibliográfica que consistiu na colecta, leitura, interpretação e análise de textos do pensador.

Referências

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia. História e Grandes Temas. 15ª ed. Belo Horizonte: Saraiva, 2000.FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 11ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.LAKATOS, E.M. & MARCONI, M.A. Sociologia Geral. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARX, Heinrich Karl. Crítica ao Programa de Gotha. s/l: Ridendo Castigat Mores, 2000.

_____________ . O capital: Crítica da Economia Política. Vol I. São Paulo: Nova Cultural, 1996.

______________ . Para Critica da Filosofia do Direito de Hegel. Covilhã: Universidade da Beira Interior, 2008.

MARX, Karl. & ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. s/l: Ridendo Castigat Mores, 1999.

________________. Manifesto Comunista; s/l: RocketEdition, 1999.

MEKSENAS, Paulo. Sociologia da Educação. Introdução ao estudo da Escola no processo de transformação social. 12ª ed. São Paulo: Loyola, 2005.

NGOENHA, Severno Elias. Estatuto e Axiologia da Educação. Maputo: Livraria Universitária Universidade Eduardo Mondlane (UEM), 2000.

Downloads

Publicado

2025-07-01