A educação escolar como um processo de reprodução da ideologia da classe dominante em Karl Marx
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/11Palavras-chave:
Educação; Escola; Sociedade; Estrutura social; SociologiaResumo
O presente trabalho analisa a concepção da educação na perspectiva de Karl Marx, partindo da sua concepção materialista da história segundo a qual os modos e meios de produção condicionam a vida dos homens, a sua forma de pensar e de organização social. Passa pela concepção do trabalho como sendo não só actividade essencial do homem, mas também a actividade que cria a exploração do homem pelo homem, até à concepção da sociologia das classes sociais, a dominante e a dominada. A classe dominante impõe valores e interesses por meio das instituições públicas, inclusive através da escola à classe oprimida. Concluímos que, em Marx, a educação é reprodutora da ideologia da classe dominante. Entretanto, a partir deste pensamento, propomos uma educação que seja libertadora dos povos contra a opressão das elites dominantes, sendo o caso do povo moçambicano. O trabalho é fruto da revisão bibliográfica que consistiu na colecta, leitura, interpretação e análise de textos do pensador.
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