Comparação do processo avaliativo no Ensino Fundamental e Médio

Um estudo entre Sorocaba (Brasil) e Xai-Xai (Moçambique)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/07

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Concepções, Professores

Resumo

Este artigo analisa as concepções de professores sobre práticas avaliativas em escolas públicas de Sorocaba (Brasil) e Xai-Xai (Moçambique). A avaliação é compreendida como processo pedagógico fundamental para acompanhar a aprendizagem, identificar dificuldades e promover o desenvolvimento integral do aluno. A pesquisa é de abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores da Educação Básica. As falas foram analisadas por meio da análise do discurso, permitindo identificar diferentes concepções relacionadas às políticas educacionais, ao contexto institucional e à formação docente. Os resultados evidenciam práticas avaliativas diversas, que oscilam entre abordagens tradicionais e formativas. Conclui-se que é necessário ampliar o debate sobre o ato de avaliar, promovendo práticas mais críticas, inclusivas e contextualizadas.

Biografia do Autor

Caroline Barros dos Santos Feltrin, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Formação Continuada de Professores pela Universidade Federal de São Carlos. professora de Língua Portuguesa na Diretoria de Ensino de Sorocaba - São Paulo.

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Publicado

2025-07-01