A teoria da prática e o Currículo Socialmente Crítico

Um relato sobre a experiência de estágio na licenciatura em sociologia no contexto do novo ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.14

Palavras-chave:

Práticas; estágio; sociologia; ensino; médio.

Resumo

O artigo aborda as experiências no estágio obrigatório do ensino médio para obter a titulação de licenciatura em sociologia. Em um primeiro momento o artigo introduz, brevemente a experiência de estágio, em seguida introduz a base teórica sustentada na teoria das práticas pelo autor Stephen Kemmis, destacando os conceitos de arquétipos de práticas e práticas sociais. No terceiro ponto desenvolve sobre o local do estágio e seu contexto sociocultural. Em seguida, no quarto ponto propõe analisar o Novo Ensino Médio (NEM) e a formação de um currículo socialmente crítico. Na seção seguinte o artigo discute sobre aprender a ensinar no estágio em licenciatura. E por fim o artigo concluí sobre os desafios tácitos da prática docente que não são ensinados na formação universitária.

Biografia do Autor

Laís Campos Casado, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Desenvolvendo pesquisa sobre movimentos conservadores de base moral. Se utilizando da abordagem do interacionismo simbólico, sociologia do desvio Howard Becker e conceito de pânico moral de Stanley Cohen. Orientada pela professor Simone Britto. Mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuando na área se Sociologia da Moral e do Desvio, Gênero e Sexualidade. Bacharel em Ciências Sociais da Universidade Federal de Pernambuco. Experiência em pesquisa social no grupo Stigma and Resilience Among Vulnerable Youth Center dirigido pela Pra.Dra. Elizabeth Saewyc da British Columbia University. 

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Publicado

2023-11-01