Autonomia e controle

Uma análise a partir do trabalho de produção de software

Autores

  • João Pedro Ferreira Perin UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/14

Palavras-chave:

trabalho informacional, trabalho imaterial, autonomia, controle, produção de software

Resumo

O presente relato possui como propósito analisar se e de que maneiras a autonomia é vivenciada e percebida por trabalhadores informacionais que atuam em uma empresa de software, além de discutirmos as possíveis formas de controle sobre suas atividades decorrentes de um capitalismo reconfigurado e flexível. As reflexões aqui apresentadas são derivadas de um estudo de caso realizado em uma empresa (fábrica de software) que chamaremos de Cronos - localizada na cidade de São Carlos-SP, conhecida como “capital da tecnologia”, por ser um município universitário e celeiro de empresas de base tecnológica. A pesquisa utilizou-se de uma metodologia qualitativa, valendo-nos de entrevistas semiestruturadas realizadas com profissionais em diferentes cargos e funções nessa empresa.

 

Referências

ANDERSON, Joel; HONNETH, Axel. Autonomia, Vulnerabilidade, Reconhecimento e Justiça. Cadernos de Filosofia Alemã, FFLCH-USP, São Paulo, n. 17, jan./jun. 2011, p.81-112.

BOLTANSKI, L.; CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRIDI, Maria Aparecida; BRAUNERT, Mariana Bettega. O trabalho na indústria de software: a flexibilidade como padrão das formas de contratação. Caderno CRH, Salvador, v. 28, n.73, p.199-214, Apr. 2015.

CARVALHO, Bernardo Vasconcelos de; MELLO, Carlos Henrique Pereira, Aplicação do método ágil scrum no desenvolvimento de produtos de software em uma pequena empresa de base tecnológica, Gestão & Produção, v. 19, n. 3, p. 557–573, 2012.

CASTILLO, J. J. O trabalho do conhecimento na sociedade da informação: a análise dos programadores de software. In: ANTUNES, R., BRAGA, R. (Org.). Infoproletários: degradação real do trabalho virtual. São Paulo: Boitempo, 2009.

DARDOT, P, LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, Editoria Boitempo, 2016.

DE LA GARZA, E. e GUTIÉRREZ, J. G. R. Trabajo cognitivo y control sobre elproceso de trabajo: laproducción de software. In Estudios laborales en México, 2010.

DINIZ, M. Os donos do saber: profissões e monopólios profissionais. Rio de Janeiro: Revan, 2001.

MARTINS, A. C. Criatividade, autonomia e precariedade: o trabalho dos profissionais em tecnologia da informação, Dissertação de Mestrado, UFSCar, São Carlos, 2016.

OLIVEIRA, Daniela Ribeiro de. Os trabalhadores da indústria de software: flexíveis e precários? 2009. 114 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

POTENGY, G. F. Espaço e Tempo no trabalho para as redes de comunicação e informação. In: Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 11, n. 21, p. 29-47, 2006.

RODRIGUES, Maria Emilia, Trabalho, autonomia e identidade dos profissionais do software no capitalismo flexível, Dissertação de Mestrado, UFPR, Curitiba, 2012.

ROCHA, Frederico. As atividades produtivas de software no Brasil. Texto para discussão n° 603. Rio de Janeiro: IPEA, 1998.

ROSELINO, José Eduardo. A indústria de software: o “modelo brasileiro” em perspectiva comparada. Tese de Doutorado, Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2006.

ROSENFIELD, Cinara; ALVES, Daniela. Autonomia e trabalho informacional: o teletrabalho. Revista Dados, v. 54, n. 1, p. 207-233, 2011.

ROSENFIELD, Cinara L. Autonomia no trabalho informacional: liberdade ou controle? In: PICCINI, V. C. [et. al.]. (Orgs.). O mosaico do trabalho na sociedade contemporânea: persistência e inovações. Editora da UFRGS: Porto Alegre, 2006.

SAMPAIO, Eduardo Ketelhute Sergio, O desenvolvimento da aglomeração produtiva de software de Curitiba, Dissertação de Mestrado, UFPR, Curitiba, 2006.

SOFTEX – Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Mulheres na TI: atuação da mulher no mercado de trabalho formal brasileiro em tecnologia da informação. 2019.

TORKOMIAN, A. L. V. O órgão gestor do Pólo de Alta Tecnologia de São Carlos. Ci. Inf., Brasília, v. 23, n. 2, p. 271-274, maio/ago, 1994.

XAVIER, Cristina Deorsola. Fábrica de software: até que ponto fordista? 2008. 94 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Empresarial) – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

2024-03-08