Percepções de Cidadania e Justiça no Brasil: Reconhecimento e Pertencimento dos Sujeitos de Direitos

Autores

  • Ana Carolina Sardelari Cursa graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de São Carlos
  • Giovanna Mariano Silva Mestranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia na UFSCar. Graduação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com ênfase em Ciência Política. Interesse por estudos sobre Sociologia, Direito e Instituições. Participa do Núcleo de Estudos em Direito, Justiça e Sociedade (NEDJUS).

DOI:

https://doi.org/10.46269/5216.216

Palavras-chave:

Justiça, Cidadania, Reconhecimento, Direito, Percepção.

Resumo

O artigo traz á discussão o conceito de cidadania e o tema da justiça sob a ótica da percepção de direitos. A partir da conceitualização de cidadania por autores como Jessé Souza, José Murilo de Carvalho, Elisa Reis, entre outros, levanta-se a questão do reconhecimento dos sujeitos de direitos e, por outro lado, da subcidadania. Ao fim do artigo, são levantados dados secundários de pesquisas empíricas de percepção de direitos de cidadania. A visão dos entrevistados em “Cidadania, Justiça e Violência”, do CPDOC, trazem a tona a questão da cidadania brasileira ser considerada seletiva, e, além disso, a sensação de distanciamento entre os sujeitos e a construção da cidadania, as instituições e a justiça no Brasil.

Referências

PANDOLFI, Dulce Chaves; CARVALHO, José Murilo de; CARNEIRO, Leandro Piquet; GRYNSPAN, Mario; (Org.). Cidadania, Justiça e Violência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. p. 44-58.

SOUZA, J. (Não) Reconhecimento e Subcidadania, ou o que é “ser gente”? Lua Nova, São Paulo, n. 59, p.51-73, 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0102-64452003000200003

MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

_________. O motivo edênico no imaginário social brasileiro. In: PANDOLFI, Dulce Chaves;

REIS, Elisa. Cidadania: história, teoria e utopia. In: PANDOLFI, Dulce Chaves; CARVALHO, José Murilo de; CARNEIRO, Leandro Piquet; GRYNSPAN, Mario; (Org.). Cidadania, Justiça e Violência. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1999. p.11-17.

FRASER, Nancy. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós- socialista”. Cadernos de Campo, São Paulo, n.14/15, p. 231-239, 2006. Disponível em http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/viewFile/50109/54229

PANDOLFI, Dulce Chaves; CARVALHO, José Murilo de; CARNEIRO, Leandro Piquet; GRYNSPAN, Mario. Cidadania, Justiça e Violência. Rio de Janeiro: Ed. Fundação Getúlio Vargas, 1999.

Publicado

2017-02-07