Diretrizes éticas em Foucault e ações pedagógicas em bell hooks
contribuições à mediação de professores frente à violência escolar
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/38Palavras-chave:
Ética, Liberdade, ViolênciaResumo
A operação pedagógica docente não vem sendo considerada para a construção de propostas de solução da violência escolar pelos poderes públicos. Ao contrário, o fenômeno é tomado como um problema da segurança pública, levando a implementação de programas que estendem o braço policial às escolas. A vista disso, o objetivo deste trabalho é investigar a concepção de ética em Michel Foucault e mobilizá-la sobre o horizonte educacional de bell hooks, de modo que seja possível não só uma crítica aos sistemas de dominação que produzem violências nas escolas como também operacionalizar uma práxis pedagógica que não reforce dispositivos de poder. Os resultados indicam que a mobilização desses referenciais fornece aporte teórico para o resgate da violência escolar das mãos de policiais para a de professores.
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