Reformas na Educação Brasileira
Desafios Ideológicos e Novas Perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/22Palavras-chave:
Novo Ensino Médio. Reformas Educacionais. Itinerário Formativo.Resumo
A educação brasileira atravessa um momento decisivo, marcado por intensas disputas em torno dos projetos pedagógicos, das formas de gestão e dos sentidos atribuídos à escola pública. Diante desse contexto, o dossiê “Reformas na Educação Brasileira: Desafios Ideológicos e Novas Perspectivas” reúne um conjunto de trabalhos que, sob diversas perspectivas críticas e metodológicas, analisam os impactos das reformas educacionais sobre as práticas escolares, a formação docente, a organização dos currículos e a reprodução das desigualdades educacionais e sociais no país.
A partir de análises teóricas, investigações empíricas, estudos comparados e reflexões sobre políticas públicas, os artigos aqui apresentados abrangem tanto o ensino básico quanto o ensino superior. Um dos temas mais recorrentes no dossiê é acerca do Ensino Médio, com enfoque em suas reformas, cuja centralidade revela a urgência do debate sobre as transformações curriculares e os seus efeitos sobre a realidade escolar.
Referências
DELECAVE, Bruno (Reforma do Ensino Mèdio ou avanço social)
2 - GONÇALVES, Renata Almeida (O novo ensino médio em debate)
3- MALCHER, Márcia (A reforma do EM no Pará)
4 - CAETANO, Priscila Gonçalves (Neoliberalismo e Educação)
5- SANTOS, Fábio (BNCC á venda)
6- LIMA, Wilson Francisco (Currículo de Ensino Médio: história)
7 - SANTOS, Alice Maria (Currículo como tecnologia)
8 - LINNÉ NOBRE, Vitória (Multiculturalismo e Infâncias negras)
9 - PALMEIRA, Eduarda (Cabelo Crespo: Projeto Educacional)
10 - GOMES, Marília (Um giro decolonial)
11 - NUNES, Fabriele (Para gostar de escola)
12- FRANCISCO, Tonito (Comparação do processo avaliativo)
13 - MECIAS, Nathália (Cenário reacionário)
14 - SOUZA, Rogerio (Gerencialismo e o dilema da sobrequalificação)
15 - FARGONI, Everton (Interfaces da Reforma do Estado)
16 - JAEGER, Rafaela (Ideologia partidária)
LIVRES
1- OLIVEIRA, Antonia (Agressão)
2- FERNANDES, Isabela (Tempos de trabalho)
3- BANZE, Delfino (A educação escolar)
ENTREVISTA
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vitória Wermelinger, Maria Clara dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Procedimentos para o envio dos manuscritos
Ao enviar seu manuscrito o(s) autor(es) está(rão) automaticamente: a) autorizando o processo editorial do manuscrito; b) garantindo de que todos os procedimentos éticos exigidos foram atendidos; c) compartilha os direitos autorais do manuscrito com a revista Áskesis; d) admitindo que houve revisão cuidadosa do texto com relação ao português e à digitação; título, e subtítulo (se houver) em português; resumo na língua do texto, com as mesmas características; palavras-chave inseridas logo abaixo do resumo, além de keywords para o abstract; apresentação dos elementos descritivos das referências utilizadas no texto, que permitam sua identificação individual; observação das normas de publicação para garantir a qualidade e tornar o processo editorial mais ágil.
Ao submeter o manuscrito deve ser informado (no portal SEER) nome, endereço, e-mail e telefone do autor a contatar e dos demais autores. Forma de Apresentação dos Manuscritos O título deverá ser apresentado em português e inglês.
A apresentação dos originais deverá seguir as normas da Revista Áskesis e, quando não contempladas, seguir as normas atualizadas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Recomenda-se a consulta principalmente às normas NBR 10.520/02 – Citações em documentos; NBR 6024/03 – Numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6023/02 – Referências; NBR 6028/03 – Resumos; NBR 6022/03 –Artigo em publicação periódica científica impressa - Apresentação. Nota: Os resumos que acompanham os documentos devem ser de caráter informativo, apresentando elementos sobre as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do estudo.
Figuras, tabelas, quadros, etc., devem ser apresentadas uma em cada página, acompanhadas das respectivas legendas e títulos. As figuras e tabelas não devem exceder 17,5 cm de largura por 23,5 cm de comprimento. Devem ser, preferencialmente, elaboradas no Word/Windows. Não serão aceitas figuras gráficas com cores ou padrões rebuscados que possam ser confundidos entre si, quando da editoração da revista. Se aceito, as figuras e tabelas devem ser enviadas separadamente, via e-mail, para o precesso de diagramação, com suas respectivas legendas explicativas.