Reformas na Educação Brasileira

Desafios Ideológicos e Novas Perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2025/22

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio. Reformas Educacionais. Itinerário Formativo.

Resumo

A educação brasileira atravessa um momento decisivo, marcado por intensas disputas em torno dos projetos pedagógicos, das formas de gestão e dos sentidos atribuídos à escola pública. Diante desse contexto, o dossiê “Reformas na Educação Brasileira: Desafios Ideológicos e Novas Perspectivas” reúne um conjunto de trabalhos que, sob diversas perspectivas críticas e metodológicas, analisam os impactos das reformas educacionais sobre as práticas escolares, a formação docente, a organização dos currículos e a reprodução das desigualdades educacionais e sociais no país.

A partir de análises teóricas, investigações empíricas, estudos comparados e reflexões sobre políticas públicas, os artigos aqui apresentados abrangem tanto o ensino básico quanto o ensino superior. Um dos temas mais recorrentes no dossiê é acerca do Ensino Médio, com enfoque em suas reformas, cuja centralidade revela a urgência do debate sobre as transformações curriculares e os seus efeitos sobre a realidade escolar.

Biografia do Autor

Vitória Wermelinger, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Maria Clara dos Santos , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

DELECAVE, Bruno (Reforma do Ensino Mèdio ou avanço social)

2 - GONÇALVES, Renata Almeida (O novo ensino médio em debate)

3- MALCHER, Márcia (A reforma do EM no Pará)

4 - CAETANO, Priscila Gonçalves (Neoliberalismo e Educação)

5- SANTOS, Fábio (BNCC á venda)

6- LIMA, Wilson Francisco (Currículo de Ensino Médio: história)

7 - SANTOS, Alice Maria (Currículo como tecnologia)

8 - LINNÉ NOBRE, Vitória (Multiculturalismo e Infâncias negras)

9 - PALMEIRA, Eduarda (Cabelo Crespo: Projeto Educacional)

10 - GOMES, Marília (Um giro decolonial)

11 - NUNES, Fabriele (Para gostar de escola)

12- FRANCISCO, Tonito (Comparação do processo avaliativo)

13 - MECIAS, Nathália (Cenário reacionário)

14 - SOUZA, Rogerio (Gerencialismo e o dilema da sobrequalificação)

15 - FARGONI, Everton (Interfaces da Reforma do Estado)

16 - JAEGER, Rafaela (Ideologia partidária)

LIVRES

1- OLIVEIRA, Antonia (Agressão)

2- FERNANDES, Isabela (Tempos de trabalho)

3- BANZE, Delfino (A educação escolar)

ENTREVISTA

Downloads

Publicado

2025-07-01