Homicídios íntimos praticados por mulheres em uma perspectiva de gênero interseccional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/1

Palavras-chave:

Homicídios íntimos; Violência Doméstica; Relações de Gênero.

Resumo

O artigo discute os homicídios íntimos praticados por mulheres que vivenciavam situações de violência doméstica, no contexto do estado do Piauí. É resultado de uma pesquisa sociológica, na qual foram estudados os casos ocorridos entre os anos de 2015 a 2019, a partir de uma perspectiva de gênero feminista interseccional, que buscou compreender os contextos vivenciados pelas autoras dos homicídios, considerando as situações de violências que integravam suas experiências e as motivações que levaram à prática dos assassinatos. A pesquisa foi construída a partir de uma metodologia quali-quantitativa, que permitiu observar diferentes dimensões da realidade estudada, agregando análises estatísticas, pesquisa documental e pesquisa de campo com técnica de entrevistas. No texto, abordaremos principalmente os aspectos qualitativos referentes às experiências das mulheres entrevistadas na pesquisa.

Biografia do Autor

Rossana Maria Marinho Albuquerque, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UPFI) e membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na mesma instituição, na linha de pesquisa Gênero e Geração. Líder do Grupo GEPEFEM (Grupo de pesquisas em violências de gênero e feminicídio). Membro do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (ENGENDRE), da UFPI. Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ-2 do Cnpq.

João Marcelo Brasileiro de Aguiar, Secretaria de Segurança Pública do Piauí

Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (1998). Mestre em Sociologia (2022). Membro do Núcleo de Estudos em Gênero e Desenvolvimento (ENGENDRE), da UFPI. Membro da International Association of Crime Analysts- IACA (Associação Internacional de Analistas de crimes). Atualmente é delegado de polícia civil - Secretaria de Segurança Pública do Piauí, Gerente da Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE).

Referências

ALMEIDA, Rosemary de Oliveira. Mulheres que matam: universo imaginário do crime no feminino – Rio de Janeiro: Relume Dumará: UFRJ, Núcleo de Antropologia da Política, 2001.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. 1. ed. Tradução: Rane Souza. São Paulo: Boi Tempo, 2021.

CONNEL, Raewyn. PEARSE, Rebecca. Gênero – uma perspectiva global. 3ª Ed. Tradução Marília Moshchkovich. São Paulo. Nversos, 2015.

CONNEL, Raewyn. Gênero em termos reais. Tradução Marília Moschkovich. São Paulo, Inversos, 2016.

COUTO, Mia. Os olhos dos mortos. In: O fio das missangas: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

GAWRYSZEWSKI, Vilma Pinheiro; KAHN, Túlio; MELLO JORGE, Maria Helena Prado. Informações sobre homicídios e sua integração com o setor saúde e segurança pública. Rev.Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 627-633, ago. 2005.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed., São Paulo: Atlas, 2008.

GIDDENS, Anthony. A constituição da sociedade. Tradução: Álvaro Cabral. 2ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2003.

GIDDENS, Anthony. A transformação da intimidade. Tradução: Magda Lopes. São Paulo, Unesp, 1992.

GÓES, Juliana. Ciência Sucessora e a(s) epistemologia(s): saberes localizados. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v 27, n.1 (janeiro – abril 2019).

HARAWAY, Donna. SABERES LOCALIZADOS: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu (5) 1995: pp. 07-41.

MENDES, Gabriella; FONSECA, Alexandre. A questão de gênero numa perspectiva decolonial. Revista de Educação Popular. 19. 82-101. 10.14393/REP-v19n12020-50181, 2020.

MOREIRA, Vera Catarina Pires. Mulheres que cometem homicídio contra os seus parceiros íntimos. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime. Faculdade de Ciências Humana e Sociais. Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2017.

NASCIMENTO, Letícia. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.

NASCIMENTO, Lissa Crisnara Silva. A (in) visibilidade da mulher criminosa e a desigualdade de gênero no espaço da prisão: uma análise da vivência das mulheres em situação de prisão no complexo penal estadual agrícola Drº Mário negócio em Mossoró/RN. Revista Transgressões, v. 1, n. 2, p. 164-185, 2013.

PASINATO, Wânia. “Femicídios” e as mortes de mulheres no Brasil. Cadernos Pagu (37), julho-dezembro de 2011:219-246.

RATTON, José Luiz; PORTELLA, Ana Paula. A teoria social feminista e os homicídios: o desafio de pensar a violência letal contra as mulheres IN: Dossiê Violência, crime e teoria social. Contemporânea. v. 5, n. 1 p. 93-118. Jan.–Jun. 2015.

RATTON, José Luiz; Galvão, Clarissa. Para além da maldade, da loucura e da vitimização: Agência intencional e volição em crimes violentos praticados por mulheres. Dossiê: Mulheres e violência • Civitas, Rev. Ciênc. Soc. 16 (1) • Jan-Mar 2016.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Gênero, patriarcado, violência. 2ª ed. Fund. Perseu Abramo, São Paulo, 2015.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬SAFFIOTI, Heleieth I. B. Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. Cadernos Pagu (16) pp.115-136, 2001.

SCOTT, Joan Wallach. “Gênero: uma categoria útil de análise histórica”. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez. 1995, p. 71-99.

SEIXAS, Taysa Matos. Até que as grades me libertem: a mulher e o empoderamento ao avesso. IN: GOSTINSKI, Aline; MARTINS, Fernanda (Org.). Estudos Feministas: por um direito menos machista. Florianópolis: Empório do Direito, 2016.

VARGAS, Tatiane. Dia da Consciência Negra: Por que os negros são maioria no sistema prisional?. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca- Informe ENSP - FIOCRUZ, Rio de Janeiro publicado em 20 de novembro de 2020. Disponível em: https://informe.ensp.fiocruz.br/noticias/50418.

VILLA, Eugênia Nogueira do Rêgo Monteiro. Circuito do Feminicídio: o silencia murado do assassinato de mulheres. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2020.

Downloads

Publicado

2024-03-08