Ser jovem, mulher e negra

Entrecruzamentos e identidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244./2238-3069.2023/7

Palavras-chave:

Jovens, Juventudes, Mulheres, Feminismo, Etnia

Resumo

As pesquisas acerca das juventudes, das questões de gênero e das questões raciais são muito importantes, pois conseguimos entender como as jovens mulheres se manifestam socialmente, além dos desafios que parte delas enfrentam sendo negras. A presente investigação buscou analisar os impactos das condições de ser mulher, negra e jovem de duas estudantes brasileiras. Como instrumento metodológico, foram feitas entrevistas estruturadas, tendo aproximadamente 1h de duração com as participantes. Como resultados, foi percebido que o racismo vivenciado pelas jovens participantes se deu no ambiente educacional, bem como nos faz refletir que esses espaços ainda não têm preparação suficiente para enfrentar os preconceitos raciais que ainda acontecem. Dessa forma, a investigação contribuiu significativamente para as três áreas pesquisadas, além de permitir novas dimensões a serem investigadas.

Biografia do Autor

Gabriela Borba Bispo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É integrante do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Já foi bolsista de iniciação científica (IC) em diferentes projetos de pesquisa. Atualmente é professora colaboradora no projeto Territórios do skate na Orla do Guaíba: um estudo sobre lazer das juventudes.

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professor Visitante na Universidad de Valladolid (UVa/Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). É membro do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Realizou formação em psicanálise. Foi professor da escola básica por mais de 10 anos nas redes pública estadual e federal e na rede privada, em Porto Alegre/RS. É líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Participa de diversos Grupos de Pesquisa. É parecerista AdHoc de diversos periódicos científicos. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Culturas juvenis contemporâneas; Juventudes; Jovens; Sociologia e Geografias das Juventudes; Educação/Escola; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Território/Territorialidades.

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Publicado

2024-03-08