Afropolitanismo

Autores

  • Achille Mbembe University of the Witswaterand

DOI:

https://doi.org/10.46269/4215.74

Resumo

Quer se trate da literatura, da filosofia ou das artes, o discurso africano foi dominado, durante aproximadamente um século, por três paradigmas político-intelectuais que, de resto, não se excluíam mutuamente. Houve, de uma parte, diversas variantes do nacionalismo anti-colonial. Este último exerceu uma profunda influência sobre as esferas da cultura, da política e do econômico, até mesmo do religioso. Mas também houve, de outra parte, diversas releituras do marxismo das quais resultaram, aqui, ali e acolá, várias figuras do "socialismo africano". Veio, enfim, um movimento pan-africanista que concedeu um lugar privilegiado a dois tipos de solidariedade – uma solidariedade de tipo racial e transnacional e uma solidariedade de tipo internacionalista e de natureza anti-imperialista.

Referências

Artigo publicado originalmente no jornal Le Messager de Douala, Camarões, 20 dez. 2005. Disponível em: http://www.africultures.com/php/?nav=article&no=4248. Acesso em: 30 jul. 2015.

Traduzido por Cleber Daniel Lambert da Silva, Professor Adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Ceará, Brasil. Contato: cleberlambert@unilab.edu.br

Downloads

Publicado

2015-12-18