Artes Musicais Indígenas Africanas Em Sala De Aula: a contribuição de Meki Nzewi

Autores

  • Beatriz de Souza Bessa UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.46269/10121.700

Palavras-chave:

artes musicais, musica africana, metodologia, educação musical

Resumo

O artigo busca elucidar o conceito de artes musicais indígenas africanas a partir do pensamento do pedagogo musical nigeriano Meki Nzewi a fim de propor metodologias diferenciadas no ensino de música na educação básica. O estudo desenvolve reflexões sobre o sentido da música nas sociedades africanas e sua relevância dentro da escola a partir de uma perspectiva holística do ensino da arte, com o objetivo de repensar as práticas musicais eurocentradas presentes na educação brasileira e propor novas formas de atuação docente pautadas no legado africano de nossa cultura.

Biografia do Autor

Beatriz de Souza Bessa, UNIRIO

Mestre em Memória Social (UNIRIO), com Bacharelado/Licenciatura em Psicologia (UERJ), Pós Graduanda na Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica (Colégio Pedro II), Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS – UNIRIO), Graduanda em Licenciatura em Música EAD (UERN), Professora de Música da Educação Infantil ao Ensino Fundamental 2.ORCID 0000-0002-0146-8823

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Publicado

2022-12-05