Mulheres trans no YouTube:

Quem se torna influenciadora digital?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/2238-3069.08

Palavras-chave:

Mulheres trans, youtubers, Midias sociais, Marcadores sociais da diferença

Resumo

O referido artigo visou identificar os perfis de mulheres trans com maior visibilidade e projeção no YouTube, bem como a atenção e contratação de marcas e empresas que as buscam com o objetivo de parcerias. Desde a pesquisa de Ávila (2014) sobre transmasculinidades, o uso e adesão de usuários e usuárias trans na plataforma tem crescido expressivamente. À vista disso, novas questões têm surgido para pensar os usos das mídias digitais por essa população. A partir da crescente profissionalização das plataformas com a produção e a monetização de conteúdos digitais e da aceitação dos/das digitais influencers e youtubers, pretendeu-se refletir os marcadores sociais que impulsionam e/ou dificultam a visibilidade das identidades trans nesse espaço.

 

Palavras-chave: Mulheres trans; Youtubers; Mídias Sociais; Marcadores sociais da diferença.

Biografia do Autor

Nagel de Oliveira Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutoranda em Sociologia (PPGS/UFRGS). Mestra em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharela em Serviço Social pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Referências

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Publicado

2023-11-01