Sistema de cotas universitárias no Brasil

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Autores

  • Ana Paula Pinheiro da Silva IFCE
  • Damião Michael Rodrigues de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.46269/10221.597

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Sistemas de Cotas, Universidades Federais, Ensino Superior, Comunidade trans

Resumo

Este estudo objetivou analisar os dados do Censo do ensino superior em relação ao acesso ao ensino superior através da lei de cotas (nº 12.711/2012) entre os anos de 2012 a 2018, bem como quantificar os perfis dos cotistas no Brasil. Trata-se de pesquisa quanti-quali, com método indutivo, descritivo e ex-post-facto. A partir da análise dos dados, infere-se que os perfis dos cotistas (autodeclarados) segundo a cor/raça, gênero e sexualidade em Instituições Federais de Ensino, por ordem de relevância, são: negros, brancos, amarelos, a comunidade de trans e indígenas. Salienta-se que a educação teve inúmeros retrocessos, provavelmente por ser gerida por políticos sem qualquer vínculo com as práticas pedagógicas nem com seus princípios de emancipação, mas que, ainda assim, interferem na matriz curricular.

Biografia do Autor

Damião Michael Rodrigues de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento (MACKENZIE), professor titular do IFCE e pesquisador do Grupo Iinterdisciplinar de Pesquisa e Ensino (GIPEA).

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Publicado

2023-05-17

Edição

Seção

Artigos