A Charge como artefato cultural produtor de crítica social e o papel da escola em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46269/10221.588

Palavras-chave:

Educação, Ensino remoto, Charge

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão acerca do papel da escola enquanto instituição e organizadora dos saberes ditos formais. Ao lado disso, estabelecemos um diálogo entre a crise ocasionada pela suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de COVID-19 e o papel da escola no gerenciamento das atividades. A partir da análise crítica do cenário atual, através das charges enquanto artefatos culturais produtores de críticas sociais, buscou-se sublinhar os desafios enfrentados pela instituição escolar, bem como por estudantes e educadores com enfoque nos novos ajustes e expectativas sobre o futuro da organização e da educação como um todo.

Biografia do Autor

Angéli do Prado Casagrande, Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela UNIASSELVI (2010), especialização em Supervisão Escolar pela Faculdade São Luís (2017) e especialização em Educação Ambiental pela UNICID (2012). É professora efetiva da Rede Municipal de Ensino do Município de Fontoura Xavier - RS e vice-diretora da E.E.E.M. Getúlio Vargas (2019-2021), pertencente a Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência como Coordenadora Pedagógica, bem como no campo de estudos da Supervisão Escolar e da Educação Ambiental.

 

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Publicado

2023-05-17

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Artigos