Reconstruindo o objeto de pesquisa: reestruturação produtiva e terceirização no setor elétrico.

Autores

  • Rhavier Mazieri Pereira

DOI:

https://doi.org/10.46269/9120.290

Resumo

O presente texto consiste em apresentar parte dos resultados e metodologia de uma pesquisa de iniciação científica e monografia intitulada “Por um fio: Um estudo de caso sobre as condições de trabalho em uma empresa terceirizada do setor elétrico na cidade de Ribeirão Preto-SP”.  Nessa pesquisa, a proposta foi examinar os aspectos das condições de trabalho na empresa, procurando analisar as principais consequências do processo de privatização e consequente terceirização sobre os trabalhadores, especialmente no que se refere à organização do trabalho e reflexos sobre sua saúde e subjetividade. Para tanto, foram realizadas entrevistas a partir de um roteiro semiestruturado, além de discussões em grupo e observações de situações de trabalho

Biografia do Autor

Rhavier Mazieri Pereira

sociologia do trabalho

Referências

ALMEIDA, M. H. T. de. Negociando a Reforma: a privatização de empresas públicas no Brasil. Dados, Rio de Janeiro, v. 42, n. 3, p. 421-451. 1999.

BECKER, Howard. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1993.

CASTELLS, Robert. Metamorfoses do trabalho. In: FIORE, LOURENÇO e NORONHA. Globalização: o fato e o mito. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1998.

COUTINHO, Grijalbo Fernandes. A terceirização é o gatilho neoliberal impiedoso contra a classe trabalhadora: mata, mutila corpos humanos e dilacera a organização coletiva obreira . In O avesso do trabalho IV: terceirização: precarização e adoecimento no mundo do trabalho./Vera Lucia Navarro, Edvânia Ângela de Souza Lourenço (Organizadoras). 1d. São Paulo: Outras expressões, 2017. p 163-193.

CPFL. História CPFL Energia. Disponível em: <http://www.cpfl.com.br/institucional/quem-somos/nossa-istoria/Paginas/default.aspx>. Acesso em: 13 fev. 2016.

DIEESE. Terceirização e morte no trabalho: um olhar sobre o setor elétrico brasileiro. Sistema de informações para acompanhamento das negociações coletivas no Brasil (Relatório Técnico). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2010.

______. Privatização, desnacionalização e terceirização no setor elétrico brasileiro (Relatório Técnico). Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2017.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

GONDIM, L. M. P.; LIMA, J. C. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso. São Carlos: EdUFSCar, 2006.

HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1993.

KREIN, José Dari. As tendências recentes na relação de emprego no Brasil: 1990-2005. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Econômico) – Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

LEITE, Márcia de Paula. O trabalho no Brasil dos anos 2000: duas faces de um mesmo processo. Recife: Workshop - A Informalidade revisitada: das origens às novas abordagens, ABET. 2009.

SCOPINHO, R. Privatizações, reestruturação e mudanças nas condições de trabalho: o caso do setor de energia elétrica. Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, São Paulo, v. 5, p. 19-36. 2002.

YIN, R. T. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2020-02-24