A imagem do "outro": uma análise das notícias televisivas sobre o tema da imigração

Autores

  • Elaine Javorski

DOI:

https://doi.org/10.46269/6217.232

Palavras-chave:

Fluxos migratórios, Monitoramento de mídia, Telejornalismo, Representações sociais, Migrações contemporâneas.

Resumo

O Brasil tornou-se, na última década, novamente a porta de entrada de imigrantes. É no sentido de compreender de que forma esses grupos são representados na mídia que esse artigo se apresenta. Para entender o tratamento da temática foi realizada uma análise de conteúdo de peças sobre imigração encontradas nos telejornais matutinos de âmbito nacional e regional da Rede Globo, Bom Dia Brasil e Bom Dia Paraná, entre 2014 e 2016. Orientados teoricamente pelos estudos das Representações Sociais, os resultados apontam para uma cobertura positiva da questão migratória no dois informativos, especialmente no noticiário regional, com apelo às tradições, festividades e datas comemorativas dos imigrantes.

Referências

BUONANNO, Milly. El drama televisivo: identidad y contenidos sociales. Barcelona: Gedisa, 1999

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: Estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Grijalbo, Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, 1989.

COGO, Denise. Mídia, interculturalidade e migrações contemporâneas. Rio de Janeiro/Brasília, E-Papers/CSEM, 2006.

CUNHA, Isabel F. Análise dos media. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2012

HALL, Stuart. “Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales” in Restrepo, Eduardo; Walsh, Catherine; Vich, Víctor. (Eds.) Sin garantías: trayectorias y problemáticas en estudios culturales. Bogotá: Instituto de estudios sociales y culturales/ Pensar, Universidad Javeriana, Instituto de Estudios Peruanos, Universidad Andina Simón Bolívar sede Ecuador, Envión Editores, 2010

HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Publications, 1997

JAVORSKI, Elaine. La folklorización del inmigrante en la televisión brasileña. In: BOLAÑO, César; CABRAL, Adilson; ARAUJO, Denize; ANDACHT, Fernando Andacht; PAULINO, Fernando O. Nuevos Conceptos y Territorios en América Latina. E-book Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação (ALAIC) e União Latina da Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC-Brasil), 2017 (no prelo).

MARINUCCI, R. Migrações internacionais contemporâneas: as razões da crescente intensidade. In Revista In Cammino . XXXIII, 83, julho/dezembro – 2008, p.7-16.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 8. ed. Petrópolis, Vozes, 2011.

ROUQUETTE, M. L. El flujo y el fino (comentários sobre el artículo de Serge Moscovici) (J. S. Ramirez, Trad.). Iztapalapa: Departamento Autónoma Metropolitana, 1999.

TRIGUEIRO, Osvaldo. O São João de Campina Grande na mídia: um mega espetáculo de folk-religioso. Anuário Unesco/Umesp de Comunicação Regional n. 5. Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, Universidade Metodista de São Paulo. V (5), 135-150, jan./dez. São Bernardo do Campo:Umesp, 2001.

ZANFORLIN, Sofia Cavalcanti; KALUME, Ana Carolina; FIDALGO, Maycon Domingues; PALHARES, Mariana de Ávila. MidiaMigra: relato de uma experiência de observação da mídia. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso). , v.15, 2014, p.33 – 48.

WAGNER, Wolfgang. Social Representation Theory In Christie, D. The Encyclopedia of Peace Psychology. New York, NY: Wiley-Blackwell, 2012

Publicado

2018-03-01