Política macroeconômica e mercados financeiros: o jogo de credibilidade e a dívida pública no contexto da eleição do governo Lula (2002-2003)

Autores

  • Felipe Calabrez Universidade Estadual de São Paulo (USP) Fundação Getúlio vargas (FGV)

DOI:

https://doi.org/10.46269/4115.22

Resumo

Este artigo busca fornecer algumas pistas analíticas que permitam clarificar o modo como o Estado brasileiro e suas finanças se articulam com o capital financeiro. Não se trata de buscar explicações gerais, mas, antes, de compreender o padrão de interação que foi sendo construído no Brasil a partir do regime militar e que foi se modificando ao longo do tempo, a culminar no padrão pós Plano Real. A maneira de captar a interação entre as finanças do Estado e as finanças privadas é analisar a política econômica estatal naquilo que se tornou essencial no período pós estabilização monetária: a política fiscal e a política monetária. A preocupação que orienta a análise é a de captar o sentido político da política econômica e o papel que a dívida pública exerceu nos períodos em questão. Uma longa reconstrução histórica é feita com o objetivo de iluminar os caminhos que levaram ao plano de estabilização monetária e, posteriormente, à eleição de Lula, buscando clarificar as dificuldades que este governo enfrentou para empreender uma ruptura no padrão de política econômica herdado.

Biografia do Autor

Felipe Calabrez, Universidade Estadual de São Paulo (USP) Fundação Getúlio vargas (FGV)

Graduado em Ciências Sociais pela UEL, possui mestrado em Ciência Política pela UFPR. Atualmente é doutorando em Sociologia pela USP e em Adminsitração Pública e Governo pela FGV

Referências

ARANTES, Paulo. Extinção. São Paulo: Boitempo, 2007

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Macroeconomia da estagnação, São Paulo: Editora 34, 2007.

________________ A Crise Financeira Global e Depois: Um Novo Capitalismo? Novos Estudos. Março, 2010

_______________. Lucro, Acumulação e Crise. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

_______________. Desenvolvimento e Crise no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2003.

CARDOSO, Fernando Henrique. Plano Fernando Henrique Cardoso. Exposição de motivos nº395, de 7 de dezembro de 1993. Revista de Economia Política, vol. 14, nº2 (54), abril-junho/1994

CHESNAIS, François. A fisionomia das crises no capitalismo mundializado. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 52, nov. 1998.

CHESNAIS, François. A Finança mundializada: raízes sociais e políticas, configuração, consequências. São Paulo: Boitempo, 2005

FILGUEIRAS, Luiz. História do Plano Real. São Paulo: Boitempo, 2012.

COUTINHO, Luciano. Coréia do Sul e Brasil: paralelos, sucessos e desastres. In: FIORI, José Luís, (Org.). Estados e moedas no desenvolvimento das nações. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 351-378.

__________________. A construção de fundamentos para o crescimento sustentável da economia brasileira. In O BNDES em um Brasil em transição. ALÉM, A.C; GIAMBIAGI, F. Rio de Janeiro : BNDES, 2010.

COUTO, J.M. e COUTO, ANA C. Lima. O medo do crescimento: política econômica e dinâmica macroeconômica no primeiro governo Lula (2003-2006). Maringá: eduem, 2010.

FURTADO, Celso. Transnacionalização e Monetarismo. In. El Retorno de la Ortodoxia. Pensamiento Iberoamericano. Revista de Economia Política. nº1 Enero-Junio, 1982.

GONÇALVES, R e POMAR, V. A armadilha da dívida. Como a dívida pública interna impede o desenvolvimento econômico e aumenta a desigualdade social. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

GOUVÊA, Gilda F. Portugal. Burocracia e elites burocráticas no Brasil. São Paulo: Paulicéia, 1994.

GUARDIA, Eduardo Refinetti. “As Razões do Ajuste Fiscal”. In GIAMBIAGI, Fábio, REIS, José Guilherme e URANI, André (orgs). Reformas no Brasil: Balanço e Agenda. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

HIRSCH, Joachim. Teoria Materialista do Estado: Processos de transformação do sistema capitalista de Estado. Rio de Janeiro: Revan, 2010.

IANNI, Octavio. Estado e Planejamento Econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1996

KUCINSKI, Bernardo. Cartas a Lula: o jornal particular do presidente e sua influência no governo do Brasil. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014.

LOUREIRO, Maria Rita. Os economistas no governo: gestão econômica e democracia. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997

LOPREATO, Francisco Luiz C. Caminhos da Política Fiscal do Brasil. São Paulo: Editora UNESP, 2013.

MARTINS, Luciano. Estado Capitalista e Burocracia no Brasil pós 64. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 1985.

PAULANI, Leda. Brasil Delivery. Servidão Financeira e Estado de emergência econômico. São Paulo: Boitempo, 2008

PAULANI, Leda. Acumulação sistêmica, poupança externa e rentismo: observações sobre o caso brasileiro. Estudos avançados 27(77), 2013

PEDRAS, Guilherme Binato Villela. História da dívida pública no Brasil: de 1964 até os dias atuais. In: Dívida Pública. A experiência brasileira. Anderson Caputo Silva, Lena Oliveira de Carvalho, Otávio Ladeira de Medeiros (organizadores). Brasília: Secretaria do Tesouro Nacional: Banco Mundial, 2009.

RESENDE, A. Lara. O processo hiperinflacionário e as reformas modernizadoras. In Economia e Política da crise Brasileira: O pensamento da equipe Fernando Henrique. Rio de Janeiro: editora Rio Fundo, 1995

SANTISO, Javier. Wall Street and emerging democracies: financial markets and the Brazilian presidential elections. In: WHITEHEAD, L, SOLA, L. Statecrafing Monetary Authority. Democratization and Financial Order in Brazil, Oxford: Center for Brazilian Studies, 2006.

SANTISO, Javier e MARTÍNEZ, Juan. Emerging Economies. In: International Political Science Review (2003), Vol 24, No. 3, 363–395

SALLUM JR, Brasilio. Labirintos. Dos Generais à Nova República. São Paulo: Ed Hucitec, 1996.

SALLUM JR, Brasilio. (org). Brasil e Argentina hoje: política e economia. Bauru, SP: Edusc, 2004.

SKOCPOL, Theda. Bringing the State Back In: Strategies of Analysis in Current Research, in

WHITEHEAD, L, SOLA, L. Statecrafing Monetary Authority. Democratization and Financial Order in Brazil, Oxford: Center for Brazilian Studies, 2006.

Downloads

Publicado

2015-08-15