Chamados ao entretenimento: a estratégia do evangelicalismo pentecostal na busca por espaço no e por mercado religioso brasileiro.

Autores

  • Douglas Souza Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCLAr
  • José Lucas da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCLAr
  • Pedro Augusto Ceregatti Moreno Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.46269/6117.208

Palavras-chave:

religião e entretenimento, pentecostalismo, mercado religioso, Hillsong,

Resumo

Sabe-se, de acordo com os dados dos últimos censos demográficos brasileiros (sobretudo de 1980 a 2010), que as vertentes evangélicas pentecostais estão entre as experiências religiosas que mais crescem no campo religioso do país. Caracterizadas pelo forte apelo ao emocionalismo, as igrejas pentecostais se inscrevem numa gama de religiões conversionistas que tem usado o entretenimento como uma de suas principais ferramentas proselitistas. Olhando para casos específicos de denominações pentecostais, especialmente para a em processo de implementação no Brasil, a transnacional Igreja Hillsong, o presente trabalho busca relacionar tal estratégia à busca de espaço no e por mercado religioso.

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Publicado

2017-09-21