Cooperativismo Católico: uma feição cristã da economia solidária no Brasil

Autores

  • Aline Suelen Pires Universidade Federal de São Carlos
  • Renan Rossi Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.46269/6117.193

Palavras-chave:

Economia Solidária, Igreja Católica, autogestão

Resumo

A presente resenha apresenta o livro 'Os Laços entre Igreja, Governo e a Economia Solidária", que é o resultado da pesquisa de doutorado de André Ricardo de Souza, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos. Esta resenha busca fazer uma síntese dos tópicos e temas abordados na obra, ao mesmo tempo em que se encerra com uma apreciação crítica ao livro aqui discutido.

Biografia do Autor

Aline Suelen Pires, Universidade Federal de São Carlos

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutora em Sociologia pela UFSCar, mestre em Sociologia e bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade. É participante do Grupo de Estudos Trabalho e Mobilidade Social, na Universidade Federal de São Carlos e do grupo Contradições do Trabalho no Brasil Atual: formalização, precariedade, terceirização e regulação, na Universidade de Campinas. Tem experiência de pesquisa na área de Sociologia do Trabalho, com destaque para os seguintes temas: flexibilização do trabalho, cooperativismo, Economia Solidária e trabalhadores de tecnologia da informação.

Renan Rossi, Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Pela mesma instituição formado bacharel em Ciências Sociais com ênfase em Sociologia (2011) e complementação de curso em Ciência Política (2011). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2016). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política (NEREP). Atuo, principalmente, nas áreas de Sociologia da Religião e Sociologia da Educação, trabalhando as interfaces entre catolicismo e educação no cenário paulista.

Referências

SINGER, Paul. Economia solidária. Estudos Avançados. São Paulo, v. 22, n. 62, 2008, pp. 289-314.

SOUZA, André Ricardo. Igreja Católica e mercados: a ambivalência entre a solidariedade e a competição. Religião e Sociedade. Rio de Janeiro, vol.27, n.1, 2007, pp. 156-174.

SOUZA, André Ricardo de. Os laços entre igreja, governo e economia solidária. São Carlos: EdUFSCar, 2013.

Downloads

Publicado

2017-09-21

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)