Notas sobre a distinção entre usuários e traficantes na “cracolândia”: Apontamentos para uma crítica da política de drogas

Autores

  • Leticia Canonico Mestre pelo PPGS-UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.46269/4115.18

Palavras-chave:

Segurança Pública, Crack, Seletividade Penal, “De Braços Abertos

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão acerca da prática dos agentes de segurança na “cracolândia” - localizada na região central da cidade de São Paulo - em especial, no que tange à maneira como é, por estes, operacionalizada a diferenciação entre usuários e traficantes de drogas no âmbito do Programa Municipal de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, intitulado “De Braços Abertos”, o qual prevê a intersetorialidade entre os trabalhos de Assistência Social, Saúde e Segurança Pública no “combate” ao crack. Problematizo meu objeto a partir dos discursos dos agentes de segurança, assistentes sociais, agentes de saúde e usuários de crack sobre a forma como se dará o policiamento na região, assim como sobre como este é realizado na prática.  A partir dos dados de campo foi possível perceber a produção de uma seletividade penal na forma de operacionalizar a distinção entre usuários e traficantes, questão para a qual dou atenção.

Biografia do Autor

Leticia Canonico, Mestre pelo PPGS-UFSCar

Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFSCar. Bolsista CAPES. Orientadora: Profª. Draª. Jacqueline Sinhoretto. Pesquisa: “Previnir, Cuidar, Reprimir”. Um estudo sobre a gestão dos usuários de crack em São Paulo.

Downloads

Publicado

2015-08-15