Os saberes médicos na jurisprudência estadual recente sobre retificação registral de transexuais

Autores

  • Maria Luiza Moura Mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.46269/5216.178

Palavras-chave:

Transexualidade, Jurisprudência, Direito Civil, Direitos Humanos, Estudos Queer.

Resumo

A pesquisa investiga as principais categorias mobilizadas por desembargadores dos tribunais estaduais quando da fundamentação jurídica de julgados cujo pleito é a retificação registral de sexo ou sexo e nome de travestis e transexuais. A metodologia usada foi a análise documental em perspectiva quanti-quali por meio do recurso à pesquisa jurisprudencial de acórdãos selecionados cuja amostra abrange, de modo proporcional, todos os Estados federados. Os resultadossugerem que os operadores do Direito utilizam-se de categorias médicas de análise para embasar suas decisões a fim de dar-lhes a aparência de neutralidade, imparcialidade e autoridade científica que o saber médico passou a deter a partir do Iluminismo.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: O Poder Soberano e a Vida Nua I, trad. Henrique Burigo, 2a ed., Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

AMARAL, Daniela Murta. Os Desafios da despatologização da Transexualidade: reflexões sobre a assistência a transexuais no Brasil. 2011, 107f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva. Área de Concentração: Ciências Humanas e Saúde) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

ARÁN, Márcia. A transexualidade e a gramática normativa do sistema sexo–gênero. Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 49-63, 2006.

BENTO, Berenice. A (re)invenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond/Clam, 2006.

BUTLER, Judith. O limbo de Guantánamo. Novos estudos CEBRAP, São Paulo, n. 77, p. 223- 231, Mar. 2007.

CANGUILHEM, G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

FAUSTO- STERLING, Anne. Dualismos em duelo. Cad. Pagu, Campinas 2002, n.17-18, pp. 9-79

LAQUEUR, Thomas W. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Xavier de. Homo Sacer: O Poder Soberano e a Vida Nua. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIII, n. 74, mar 2010.

SEIXAS, Cristiane Marques; BIRMAN, Joel. O peso do patológico: biopolítica e vida nua. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.19, n.1, jan.-mar. 2012, p.13-26.

VILARDO, Maria Aglaé Tedesco. Decisões judiciais no campo da biotecnociência: a bioética como fonte de legitimação. 2014, 216f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva. Área de Concentração: Bioética e Ética Aplicada) - Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-02-07