Chamada para artigos - Volume 13, número 01, Janeiro-Junho 2024

2024-03-13

DOSSIÊ: "O conceito de maretório e os povos tradicionais extrativistas costeiros e marinhos do litoral brasileiro"

 

Segue para conhecimento e divulgação a chamada do dossiê: "O conceito de maretório e os povos tradicionais extrativistas costeiros e marinhos do litoral brasileiroque irá compor o número 01 (Janeiro-Junho) de 2024 da Revista Áskesis (Qualis B3). A Revista recebe também contribuições em fluxo contínuo de artigos livres, relatos de pesquisa e ensaios em português, inglês e espanhol.

 

PROPOSTA:

 

O conceito de "maretório" tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos anos, mas sua utilização muitas vezes carece de atenção à sua origem e trajetória, ligadas ao litoral da Amazônia paraense. Surgido em 2008 durante uma oficina, quando mulheres líderes comunitárias das RESEX Mar do litoral do Pará questionaram o uso do termo“território” e propuseram a união das palavras "maré" e "território". Desde então, o maretório passou a ser incorporado nos discursos de lideranças da CONFREM e introduzido na comunidade acadêmica.

Entendemos o "maretório" como um giro epistêmico resultante da intersecção entre conhecimentos tradicionais e a relação com os ecossistemas do litoral amazônico. Análises revelam três dimensões interconectadas: 

i) o "maretório" como um espaço relacional, formado pelas práticas e conhecimentos tradicionais de uso, apropriação e relação com os ambientes e ecossistemas costeiros e marinhos; 

ii) às mobilizações sociais que demandam a criação de áreas protegidas, como as RESEXs MAR, onde o "maretório" é reivindicado como direito dos povos tradicionais extrativistas costeiros e marinhos diante dos conflitos socioambientais; 

iii) o "maretório" adquire um significado identitário para os povos tradicionais extrativistas costeiros e marinhos, como um horizonte que orienta suas lutas por direitos socioambientais.

Com base nisso, compreendemos o "maretório" como um conceito em construção. Este dossiê tem como objetivo reunir contribuições diversas, incluindo pesquisas, análises, ensaios, etnografias, reflexões e relatos de experiências, para enriquecer e ampliar as dimensões do conceito e estimular discussões mais aprofundadas. Jovens pesquisadores/as são convidados a contribuir, reconhecendo a importância do diálogo entre diferentes disciplinas, saberes e vozes. Incentivamos também trabalhos escritos em colaboração com líderes de movimentos e organizações sociais, ampliando o diálogo e a colaboração entre academia e prática social.

 

A organização do dossiê será feita por Victor Sousa (ULAGOS) & Carla Moreira (UFPA).

 

Submissões até: 15  de julho de 2024 pelo endereço eletrônico da revista: Áskesis

Contamos com sua divulgação e futuras contribuições!

   

--

Comitê Editorial  Áskesis - Revista dxs discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar