Áskesis


 


v. 6, n. 2 (2017): Imigração: olhares contemporâneos


Capa da revista

Imigrações: olhares contemporâneos

João Paulo da Silva e Carla Fernandes da Conceição (orgs.)



Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

CHAMADA ABERTA ATÉ 15 DE JULHO

Áskesis, Revista dxs Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar, convida as pesquisadoras e os pesquisadores para que enviem suas produções para o dossiê "Interfaces entre gênero e ambiente no contexto da modernidade”, organizado por Ângela Camana e Luciana Brandão (PPGS - UFRGS).

Nas últimas décadas, a emergência de debates ambientais e de questões de gênero vem tensionando a vida social e, por consequência, a própria produção de saberes, colocando em xeque categorias caras à Sociologia, como é o caso do desenvolvimento e da Modernidade. Partindo do pressuposto de que os problemas ambientais não devem ser encarados como problemas sem sujeitos, esta proposta de dossiê tem por objetivo refletir sobre aquelas, aqueles e aquelxs que são afetadas pelos ditos “avanços da modernidade”, considerando o gênero uma categoria central às análises. Assim, interessa a este dossiê refletir sobre a forma como as questões ambientais e as questões de gênero se entrelaçam ou podem se entrelaçar em estudos realizados no âmbito das Ciências Sociais.

Encorajamos fortemente as autoras e os autores a enviarem seus trabalhos sobre problemas e conflitos ambientais que dialogam com as teorias de gênero; que mobilizam gênero como categoria analítica em estudos sobre questões ambientais; que tensionam o arcabouço teórico convencional a partir de casos empíricos e/ou que sugerem novos caminhos teóricos e metodológicos para lidar com as questões relacionadas à gênero e ambiente no contexto da modernidade.

Além de artigos, encorajamos as pesquisadoras e pesquisadores a enviarem traduções, ensaios, entrevistas, relato de pesquisa e resenhas sobre a temática. Dúvidas acerca desta edição podem ser encaminhadas diretamente às proponentes (angela.camana@hotmail.comluciana.costa.brandao@gmail.com).

A Áskesis também recebe artigos para a seção livre em fluxo contínuo, além de ensaios, relatos de pesquisa e resenhas que atendam aos interesses desta chamada.

O prazo para submissão dos trabalhos será até 15 de julho de 2018.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Ilustração: Affection (Vanja Vukelic - www.merakilabbe.ca)

 

 

 

Áskesis – Revista dos Discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar consiste em uma publicação semestral dedicada a discutir e divulgar trabalhos acadêmicos, fomentando a prática do exercício crítico de pesquisadorxs, bem como o diálogo entre as linhas de pesquisa do Programa e as temáticas da sociologia contemporânea. A Áskesis pretende ser um espaço de publicação de artigos, ensaios, resenhas, traduções, entrevistas, além dos resumos das dissertações e teses defendidas no programa. Aceitamos também relatos de pesquisas de estudantes de graduação e pós-graduação com a finalidade de incentivar a divulgação de seus primeiros trabalhos.